Nascido a 22 de abril de 1936, na paróquia de Santa Margarida de Póvoa de Penela, era filho de Luís Manuel da Fonseca e Maria Rosa Martins; foi criado no seio de uma família cristã, com mais 9 irmãos.
Depois de completar a instrução primária da sua terra natal, fez a sua formação sacerdotal nos seminários diocesanos de Lamego, Seminário Menor de Resende e Seminário Maior de Lamego.
Foi ordenado sacerdote na capela do Semanário Maior de Lamego, a 15 de agosto de 1959, pelas mãos do Bispo de Lamego, D. João da Silva Campos Neves, junto com mais 6 colegas de curso.
Foi nomeado em setembro de 1959, pároco da paróquia de Numão, posteriormente da Horta do Douro, ambas do concelho de Vila Nova de Foz Côa e da paróquia dos Pereiros, do concelho de São João da Pesqueira. Paroquiou também temporariamente a paróquia de Custóias, no concelho de Vila Nova de Foz Côa, e Vilarouco, no concelho de São João da Pesqueira.
Nestas paróquias do Alto-Douro vinhateiro, ofereceu e gastou a sua vida sacerdotal, como pastor e pároco, junto dos seus paroquianos ao longo de 54 anos.
Foi o grande responsável pela construção da nova igreja paroquial da Horta do Douro, cuja primeira pedra foi benzida a 10 de março de 1976 e sagrada pelo bispo de Lamego, D. António de
Castro Xavier Monteiro, a 15 de agosto de 1984 e das construções das residências paroquiais da Horta e de Numão e da capela do Arnozelo.
O Papa Bento XVI, no ano de 2009, ano das suas Bodas de Ouro Sacerdotais, nomeou-o Monsenhor com o título de Capelão de Sua Santidade.
Jubilou-se das funções paroquiais em setembro de 2013, regressando para a sua terra natal, para junto da sua família onde colaborou na vida paroquial.
Acompanhou-o sempre a sua irmã Utília de Nazaré Sousa Fonseca, que com ele viveu o seu sacerdócio até aos momentos finais da sua vida.
Faleceu no dia de 10 de agosto 2019, no Centro Pastoral da Diocese de Viseu, onde viveu o último ano da sua vid. Tinha 83 anos de idade.
As celebrações exequiais foram realizadas no dia do seu falecimento, na Capela do Centro Pastoral de Viseu, com Eucaristia presidida pelo bispo emérito de Lamego, D. Jacinto Botelho, que havia sido seu colega de seminário e acompanhou a sua vida pastoral de perto.
No dia seguinte, o seu corpo esteve em câmara ardente na Igreja da Paróquia de Numão, onde foi celebrada Eucaristia pelo atual pároco, P. António Júlio, das suas antigas paróquias, com a presença de inúmeros fiéis, vindos de todas elas.
Na sua terra natal, do dia 12 de agosto, presidiu à Eucaristia exequial o bispo da Diocese de Lamego, D. António Couto, que salientou o serviço prestado à Igreja de Lamego, pelo Padre
Henrique Paulo da Fonseca em prol das paróquias que lhe foram confiadas, com o seu sorriso nos lábios tão característico e a sua humildade.
Foi a sepultar no jazigo familiar no cemitério da Paróquia de Póvoa de Penela.
Paz à sua alma.
Pe. Luciano Moreira, in Voz de Lamego, ano 89/343, n.º 4521, 13 de agosto de 2019