O terceiro Domingo de setembro, 15 de setembro, voltou a ser a Peregrinação dos Sinais de Nossa Senhora da Lapa no Mundo. Este ano com participação especial do Concelho de Vizela.
Muito bem orientados os preparativos por Manuel Monteiro, dinâmico vizelense, que desde a primeira hora se disponibilizou na organização da peregrinação, apoiado pelos órgãos autárquicos e sociais de Vizela.
Proveu esta peregrinação um cunho de romaria pela alegria dos peregrinos que a ela aderiram. Extremamente participada, iniciou bem cedo com a chegada das gentes minhotas, sendo secundados por tantos outros de muitos lugares, que não quiseram perder a oportunidade de louvar a “Senhora”, forma carinhosa com que as gentes de Vizela se referem a Nossa Senhora da Lapa (de longe).
As comemorações iniciaram pelas 11h00, ao som dos bombos do grupo de Escuteiros de Enfias, que abriram a procissão de Nossa Senhora da Lapa até ao recinto das celebrações campais, cuja Guarda de Honra foi também efetuada pelo Grupo de Bombeiros de Vizela. Integraram o cortejo várias entidades civis e religiosas, o que demonstra o prestígio que o Santuário de Nossa Senhora atualmente goza por todo o país e no mundo.
Presidiu as celebrações o reverendíssimo D. Jacinto, Bispo Emérito de Lamego, acompanhado pelo Sr. Vigário Geral da Diocese, Monsenhor Joaquim Dias Rebelo, aproveitando este último para apresentar oficialmente à numerosa assembleia presente, o Cónego Joaquim Proença Dionísio como Vice-Reitor do Santuário de Nossa Senhora da Lapa, lendo a provisão de D. António Couto com a respetiva nomeação.
O Cónego Joaquim Dionísio, na sua primeira intervenção como Vice-Reitor, de uma forma singela e carinhosa, proferiu as seguintes palavras: “quero pedir a todos vós que continuais a louvar Maria e que nas vossas orações rezeis também por mais este servo, que vem para servir o Santuário, a Igreja e todos aqueles que aqui se deslocam…”
A animação musical da Eucaristia esteve a cargo do Grupo Folclórico de Santa Eulália, que ajudou à solenização da Eucaristia, ajudando também a louvar a Deus, por intercessão de Nossa Senhora.
Depois de um dia repleto de emoções, permaneceu a alegria de saber que Nossa Senhora da Lapa nos acolhe a todos com júbilo e, seguindo as palavras do Cónego Dionísio, Vice-Reitor do Santuário, estamos com a Mãe, estamos em Casa, isso é mais que motivo de exultação.
Que Nossa Senhora da Lapa abençoe nesta nova e desafiante peregrinação pelos caminhos da Lapa que hoje começa o Senhor Vice-Reitor Joaquim Dionísio.
Ana Nunes, in Voz de Lamego, ano 89/39, n.º 4526, 18 de setembro de 2019