Previous Next

Paróquia de São Pedro de Paus com novos párocos

No domingo dia 15 de setembro, na Paróquia de São Pedro de Paus, na Zona Pastoral de Resende, tomaram posse como párocos in solidum os padres Vasco Alves e Excelso Ferreira que agora acumulam este espaço pastoral com as paróquias de Barrô e São Martinho de Mouros. Estes dois sacerdotes tem um percurso muito comum, ordenados ambos na catedral de Lamego, no dia 13 de agosto de 1988, foram formadores do Seminário de Nossa Senhora de Lourdes, em Resende, até transitarem para as paróquias que desde o início do milénio pastoreiam em equipa.

O seu ministério, em Paus, iniciou-se com a celebração da  Eucaristia Dominical, ás 11h30, na Igreja Matriz, presidida pelo Pró-Vigário Geral, em representação do bispo diocesano, concelebrada pelos novos sacerdotes que iam tomar posse e pelo P. José Augusto Marques, arcipreste de Cinfães – Resende,  que leu a provisão episcopal que confere o mandato paroquial, com os respetivos direitos e obrigações para a estabilidade do oficio que o bem das almas requer. Na homilia, o presidente da celebração, partindo das leituras da liturgia do dia, recordou aos novos párocos a sua configuração com o Pastor que deixa as noventa e nove ovelhas no campo para ir ao encontro da ovelha perdida e lembrou aos cristãos de Paus que, pelo batismo, participam da mesma missão. Se a paróquia de São Pedro de Paus foi outrora terra de missionários, ela, como a Europa em geral, é agora terra de missão. Por isso ninguém se pode demitir de procurar o irmão distante. Este foi apelo prioritário no Ano Missionário que estamos a viver e oxalá ele se traduza em prática natural das nossas comunidades paroquiais.

A liturgia simples, familiar e recolhida foi animada pelas crianças da catequese, sabiamente orientadas por uma catequista, dando um toque de beleza e esperança neste interior tão marcado pelo desequilíbrio demográfico.

No fim da celebração, o P. Excelso em seu nome e do P. Vasco, num tom alegre e positivo dirigiu-se aos presentes lembrando que era já a terceira vez que voltavam a ocupar-se dos destinos paroquiais de São Pedro de Paus. Duas vezes como administradores paroquiais e agora como párocos. Recordou o bom acolhimento que nessas alturas tiveram e pediu que a mesma colaboração continuasse e se aprofundasse como fruto deste Ano Missionário. Afirmou que na Igreja todos tem espaço, ninguém é excluído e a todos pediu colaboração segundo o carisma próprio de cada um.

Depois da Eucaristia, uma mesa posta no salão paroquial foi ocasião para se confraternizar à volta dos doces e salgados e para brindar á união e á missão dos novos pastores desta comunidade paroquial.


in Voz de Lamego, ano 89/39, n.º 4526, 18 de setembro de 2019

A acontecer...

Seg. Ter. Qua. Qui. Sex. Sáb. Dom.
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30

Pesquisar

Redes Sociais

Fale Connosco

  254 612 147

  curia@diocese-lamego.pt

  Rua das Cortes nº2, 5100-132 Lamego.

Contacte-nos

Rua das Cortes, n2, 5100-132 Lamego

 254 612 147

 curia@diocese-lamego.pt

 254 612 147