27 jovens e adultos recebem o sacramento da confirmação
Foi no passado sábado, na igreja do Santíssimo Salvador, paróquia de Resende, que 27 crismandos receberam o sacramento da Confirmação.
A celebração contou com a presença do nosso Bispo D. António Couto que presidiu à mesma e que através do Espírito Santo ministrou o sacramento a cada jovem e adulto que ali estavam preparados para o receber.
Ao longo destes últimos 4 anos, tive a oportunidade de acompanhar os jovens na sua caminhada de fé e aprendizagem cristã. Vê-los crescer, ano após ano, faz parte também da minha aprendizagem. Cada ano tem sido um desafio, pois bem sabemos que as dúvidas e inquietações dos nossos jovens e adolescentes fazem cair na descrença e na desvalorização do mais essencial da vida religiosa.
Felizmente, dou graças por estes novos 27 crismados. O que lhes é pedido, é o que sempre foi: uma vida ativa na paróquia. E, tal como referiu D. António Couto, “mexam-se, não fiquem parados, mas mexam-se agora”, querendo com isto dizer e reforçar o importante papel que cada um dos jovens poderá ter na vida ativa da comunidade paroquial. Neste sentido, cada crismando foi convidado a escolher uma ou mais opções de inserção nos diversos grupos e trabalhos da paróquia. Que bom seria encontrar-vos de novo em breve numa das atividades, pois era sinal que seguistes o conselho do nosso querido e amigo Bispo, até porque ficar parado nunca foi e nunca será a solução. Deus precisa de todos vós.
Não nos podemos esquecer do mais importante e como estava escrito no evangelho do dia, quem quer servir a Deus precisa ser uma pessoa desprendida e “ninguém pode servir a dois senhores, pois, ou odiará a um e amará o outro, ou será fiel a um e desprezará o outro. Vós não podeis servir a Deus e ao dinheiro”. (Mt 6,24)
Um novo ano começará, uma nova etapa chegará, dúvidas e incertezas surgirão mas, certamente que os catequistas do Crisma farão os possíveis para dar resposta e satisfazer os novos crismandos para que consigam chegar ao fim e assim dar continuidade ao seu percurso de fé.
Cheila Machado (Catequista),
in Voz de Lamego, ano 89/40, n.º 4527, 24 de setembro de 2019