Previous Next

Celebração do Sacramento do Crisma na Zona Pastoral de Cinfães

“Sede «esbanjadores» dos dons de Deus”

Foi este o desafio lançado, no dia 22 de setembro, na Zona Pastoral de Cinfães (Igreja Paroquial de Cinfães) pelo nosso Bispo, D. António Couto, que administrou o Sacramento da Confirmação a 124 jovens que terminaram os dez anos de Catequese. No Sacramento do Crisma estiveram presentes jovens das seguintes paróquias: Souselo (27), Nespereira (8), Espadanedo (11), Tarouquela (9), Alvarenga (7), Cinfães (6), Ferreiros (4), Tendais (7), Fornelos (9), Travanca (9), Moimenta (3), S. Cristóvão (15), S. Tiago de Piães (9), excetuando-se Alhões, Bustelo e Gralheira por falta de elementos jovens e Oliveira do Douro por motivos alheios e desconhecidos.

Foi um grande dia e um dia grande para quantos ali se encontraram para celebrar a Eucaristia. Nesta, o senhor Bispo iniciou por afirmar com toda a alegria que “Cristo está no meio de nós. Ele muda tudo em nós. Esse Senhor vivo e ressuscitado que hoje nos aborda no Evangelho, tal como sempre faz, quando nos aproximamos Dele.”

Neste Domingo refletíamos sobre a parábola do Administrador. Uma história profunda e intensa. “O Senhor deixa o trabalho para nós administrarmos”, afirmava D. António Couto, explicando-nos também que “no Evangelho só há lugar para os que perdem tudo e não guardam nada” tal como Cristo que nos “enriqueceu com a Sua pobreza”.

“Sede esbanjadores dos dons de Deus”. Foi este o desafio lançado a cada um dos presentes pelo senhor Bispo. E continuou “Jesus esbanjou todos os bens de Deus Pai. Não no sentido de estragar, mas sim no sentido de partilhar. Cristo deu todo o amor, toda a vida, todo o perdão, toda a misericórdia…”. Se formos esbanjadores destes bens estamos no lugar certo. Aqueles que não forem capazes de esbanjar a vida, o amor, o perdão, a misericórdia não servem para nada.

O Administrador do Evangelho esbanjou os bens do seu senhor, ou seja, “esbanjou os bens de Deus. E fê-lo de forma rápida, quase nem pensada. Se não esbanjarmos a alegria do Evangelho não servimos para nada, pois o Evangelho consiste em esbanjar os dons de Deus sem levar alforge, nem bolsa, nem sandálias, nem iphones, nem ipads, nem computadores, nem telemóveis, mas levando sim, estas riquezas que Deus nos deu” terminava assim D. António a sua reflexão.

Em nome das comunidades da Zona Pastoral de Cinfães, e em nome de cada pároco que serve cada uma destas comunidades agradecemos a presença do senhor Bispo neste dia que ficará para a história na vida da fé de cada um de nós.


Pe. Fabrício Pinheiro, in Voz de Lamego, ano 89/40, n.º 4527, 24 de setembro de 2019

A acontecer...

Seg. Ter. Qua. Qui. Sex. Sáb. Dom.
1
2
3
4

Pesquisar

Redes Sociais

Fale Connosco

  254 612 147

  curia@diocese-lamego.pt

  Rua das Cortes nº2, 5100-132 Lamego.

Contacte-nos

Rua das Cortes, n2, 5100-132 Lamego

 254 612 147

 curia@diocese-lamego.pt

 254 612 147