Previous Next

Assembleia Diocesana do Clero

O início do ano pastoral na nossa diocese de Lamego pressupõe, desde há já alguns anos, a realização de uma Assembleia Diocesana de Clero. Este ano não foi exceção. Realizada na passada sexta-feira, dia 4 de outubro, reuniu cerca de meia centena de sacerdotes, numa manhã de encontro, oração, reflexão e partilha, que terminou com um alegre e convivial almoço.
 
Com a presença e a presidência do nosso bispo, D. António Couto, foi o Cónego Joaquim Dionísio, quem conduziu os trabalhos durante toda a manhã. Pedindo abertura franca e partilha fraterna de cada um dos presentes, sugeriu que cada um se manifestasse de forma aleatória, sem esquemas predefinidos, em que todos pudessem falar e todos pudessem escutar em simultâneo.

Num primeiro tempo de intervenções, o tema discutido foi “A ocupação dos padres”, refletindo e opinando acerca da forma como estes vivem a sua missão, o tempo em que ela acontece e se desenvolve, os espaços humanos e físicos que a missão sacerdotal se realiza, o equilíbrio ou desequilíbrio com que os presbíteros exercem o seu tríplice múnus de santificar, ensinar e governar. Durante mais de uma hora os padres presentes foram expondo os seus pontos de vista, as suas reflexões, a suas preocupações e inquietações, os seus anseios e esperanças.

Após um merecido intervalo, para café e recomposição dos estômagos, voltou-se ao trabalho, no mesmo formato. Nesta segunda parte, ainda com o primeiro tema em aberto, a atenção voltou-se essencial para um outro ponto da agenda: “A fragilidade e dependência dos padres mais idosos”. Que receios assaltam os clérigos que se encontram no entardecer da vida? Como é vivida e assistida a perda de autonomia pastoral, física e financeira de alguns presbíteros? Quais as soluções locais e diocesanas para fazer face às situações já existentes?

Muitas, variadas e ricas foram as exposições que tiveram lugar por parte dos presentes. Desde os 30 aos 90 anos, esta é uma preocupação que merece a atenção de todos, e cujas intervenções o demonstraram.

Em jeito de conclusão, foi apresentada uma súmula de quanto foi dito ao longo da manhã. Apresentada em dois planos diferentes, esta síntese apresentava, por um lado os problemas/dificuldades que foram enunciados ao longo da manhã, a respeito dos dois temas em questão. E, por outro lado, foram elencadas as soluções/possibilidades que se vão desenvolvendo e as medidas que podem vir a implementar-se para enfrentar os desafios que se nos impõem já hoje e os que se vislumbram num futuro próximo.

Para encerrar esta Assembleia, D. António Couto faz questão de agradecer aos presentes a participação e a partilha feita. Realça que esta reunião de padres é um forte traço do rosto sinodal da Igreja que queremos ser, e que é o tema pastoral deste ano para a diocese de Lamego. E reitera a necessidade de se continuar a refletir e a empenhar meios concretos para valer às múltiplas vicissitudes que configuram a vida dos sacerdotes do nosso tempo, neste nosso território.

O almoço fraternalmente degustado por todos e generosamente servido pelo Seminário encerrou os trabalhos de mais uma Assembleia de Clero de Lamego.



Pe. Diamantino Alvaíde, in Voz de Lamego, ano 89/42, n.º 4529, 8 de outubro de 2019

A acontecer...

Seg. Ter. Qua. Qui. Sex. Sáb. Dom.
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31

Pesquisar

Redes Sociais

Fale Connosco

  254 612 147

  curia@diocese-lamego.pt

  Rua das Cortes nº2, 5100-132 Lamego.

Contacte-nos

Rua das Cortes, n2, 5100-132 Lamego

 254 612 147

 curia@diocese-lamego.pt

 254 612 147