Previous Next

Bodas de Ouro Sacerdotais de Monsenhor Bouça Pires

“Senhor, que eu seja tão benevolente e tão alegre
que todos aqueles que de mim se aproximarem pressintam a Vossa presença.”

Reconhecimento, fé e ação de graças estiveram em destaque no passado domingo, dia 13 de outubro, na Paróquia de S. Martinho, em Cambres, para a celebração das Bodas de Ouro Sacerdotais de Monsenhor Cón. Bouça Pires.
O dia teve início com a celebração da Eucaristia de Ação de Graças a que presidiu D. António Couto, Bispo de Lamego e que contou também com a presença de D. Jacinto Botelho, Bispo Emérito de Lamego. À sua volta, um grupo significativo de sacerdotes quis testemunhar este importante momento na e da vida sacerdotal do Cón. Bouça Pires. A Eucaristia representa o ato mais sublime do culto cristão e, por isso, o cristão não é aquele que pede graças ou recebe graças. É o que dá graças. Graças na alegria de servir e na alegria de viver. O agradecimento que Deus espera de cada um de nós é o apreço por aquele que vive ao meu lado, é a atenção que eu dou aos mais fragilizados, mas é igualmente o abrirmo-nos à alegria pelas maravilhas que Deus opera em nós.

Se nos quisermos reportar à homilia de D. António Couto e na leitura do Evangelho podemos referir o quão importante é uma celebração de ação de graças sob o signo do louvor e da gratidão. No momento de agradecer a cura da lepra, apenas o Samaritano voltou atrás para agradecer ao Senhor. E o Senhor questiona: que é dos outros nove? E deixa a mensagem de esperança que a todos deve marcar: “vai, a tua fé te salvou”.

O momento do ofertório foi de um simbolismo muito significativo: os serviços/movimentos paroquiais, assim como as Instituições que servem a comunidade de Cambres, quiseram mostrar o seu apreço com as oferendas que levaram ao altar. Este momento de oferendas destacou-se pela envolvência de toda uma comunidade cristã que sente o seu pastor e com ele quer caminhar. Ainda recentemente a comunidade de Cambres festejou os 25 anos que o Cón. Bouça Pires está ao serviço na Paróquia de S. Martinho; e estes momentos marcam e deixam memória. Memória que é sinal de esperança e de continuidade porque transmite a todos os que nos rodeiam a certeza da nossa presença e, muito particularmente, da nossa missão de anunciadores da Palavra de Deus.

No final da Eucaristia e antes da Bênção Final, Monsenhor Cón. Bouça Pires manifestou a todos o seu agradecimento por este momento tão significativo da sua vida sacerdotal.
Após a celebração da Eucaristia houve um momento de convívio num restaurante próximo e onde as pessoas tiveram oportunidade de saudar o Cón. Bouça Pires por esta efeméride. E, em nome de toda a comunidade, a Drª Laura Regueiro referiu-se ao Cón. Bouça Pires como “um sacerdote que, em contextos diferentes, assumiu uma forma de estar de serviço e entrega a quem o rodeia, do mais humilde ao mais abastado, de jeito tão exemplar que o torna no Homem que é. Quem conhece o seu percurso de vida defronta-se com a sua vocação evangelizadora e apostólica que sempre o acompanhou e sempre o apaixonou desde o início da sua vida sacerdotal até ao dia de hoje. Pastor atento ao seu tempo, às suas ovelhas, numa atitude de constante serviço ao próximo sem disso fazer grande alarido mas bem pelo contrário, de forma humilde ainda que determinada, procurando sempre não só pela Palavra, mas também por obra feita e que é indiscutível mostrar e testemunhar que o Mundo sorri quando somos capazes de fazer sorrir o outro.”

Tomou de seguida a palavra o Sr. Presidente da Câmara Municipal de Lamego, Dr. Ângelo Moura, para se referir ao homenageado como um Homem de causas e de uma obra feita em favor de toda uma comunidade que serve há 28 anos. Um homem que, pelo anúncio da Palavra, chega a todos os seus paroquianos e a todos mostrando o sentimento de gratidão pelo dom da vida.

Numa nota final podemos dizer e desejar ao Monsenhor Cón. Bouça Pires os votos de uma longa vida ao serviço da Igreja e das comunidades de que é Pastor porque, como bem expressou e registou na pajela que nos ofereceu: “Sacerdote para servir agradecido a Deus e aos homens”.


João Ferraz, in Voz de Lamego, ano 89/43, n.º 4530, 15 de outubro de 2019.

A acontecer...

Seg. Ter. Qua. Qui. Sex. Sáb. Dom.
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30

Pesquisar

Redes Sociais

Fale Connosco

  254 612 147

  curia@diocese-lamego.pt

  Rua das Cortes nº2, 5100-132 Lamego.

Contacte-nos

Rua das Cortes, n2, 5100-132 Lamego

 254 612 147

 curia@diocese-lamego.pt

 254 612 147