No dia 19 de outubro, no Seminário de Resende, decorreu a Formação de Agentes de Pastoral do Arciprestado Cinfães/Resende. Contou com a participação de 110 pessoas provindas das diversas comunidades do Arciprestado.
A atividade formativa começou com o acolhimento e oração pelas 9h30. Após o momento de oração, o P. José Augusto Marques agradeceu a presença de tão grande número de participantes e a colaboração do padre Diamantino Alvaíde e do padre Joaquim Dionísio, formadores da Escola Fé e Cultura da nossa Diocese, que se disponibilizaram em colaborar nesta atividade partilhando o seu saber e sua experiência pastoral.
O primeiro interveniente foi o Padre Diamantino Alvaíde, que apresentou o Tema: “Igreja Sinodal. Para uma Comunidade viva. Os carismas na Igreja”. De uma forma simples e interventiva, falou da Igreja Institucional e Carismática, das estruturas visíveis e invisíveis que nos unem a Jesus Cristo. Em síntese referiu: “Ser igreja é sermos todos diferentes. A Comunhão constrói-se pela diferença”.
Depois de um breve intervalo, para fortalecer o corpo com um lanche, foi apresentado o tema: “Os Desafios da Comunhão. Uma Igreja no mundo”. O Padre Joaquim Dionísio, começo por referir que a “Comunhão na Igreja é um Dom da Trindade; a união a Deus é o princípio da união entre os irmãos. Em conclusão referiu que viver em comunhão exige humildade, o protagonista é sempre Deus. Todos contam para anunciar e todos são destinatários do anúncio do Evangelho. Os inimigos da comunhão são o protagonismo e a falta de oração.
Para terminar esta manhã de encontro e formação tivemos o almoço, no Seminário, tão bem preparado. Agradecemos ao Padre António José Ferreira e a toda a sua equipa a logística para a realização desta atividade.
P. Sérgio Lemos, in Voz de Lamego, ano 89/44, n.º 4531, 22 de outubro de 2019