Previous Next

IX Edição do Dia Nacional dos Bens Culturais da Igreja: Destino das Pedras em Lamego

Em Lamego, dezenas de pessoas foram à procura do Destino das Pedras!

O Destino das Pedras, foi uma iniciativa do Departamento para os Bens Culturais Patrimoniais e Arte Sacra e Departamento da Pastoral da Cultura da Diocese de Lamego.

Nesta IX Edição do Dia Nacional dos Bens Culturais da Igreja, da responsabilidade do Secretariado Nacional para os Bens Culturais da Igreja, na Diocese de Lamego, subiram-se os 930 degraus que marcam a paisagem e a alma dos lamecenses e a de muitos outros portugueses e pessoas de todo o mundo.

O Diretor do Museu Diocesano, Cónego João Morgado e o Cónego João Teixeira, Reitor deste magnifico Santuário, guiaram os participantes numa subida de novos olhares para as pedras feitas arte, para as árvores, para as plantas e azulejos. Os olhares das pessoas que participaram nesta tarde diferente, subiam leves e renovavam-se à medida que o Reitor do Santuário os inundava de informação histórica e simbólica.

Uma subida serena e motivante, que valorizou este património construído de pedra e ímpeto humano, que alertou para o património biológico nos imensos hectares de floresta, que no seu conjunto, fazem deste lugar, um marco único e referência central desta cidade de Lamego, a cidade verde, a cidade da N. Senhora dos Remédios.

Já no interior da Igreja do Santuário, concluída a subida dos degraus, olhou-se com olhos de ver e de sentir, este templo que é para muitos um lugar de elevação maior! Continuaram aqui as explicações às pessoas presentes, pelo Cónego João Teixeira, enriquecendo o conhecimento histórico e o de leitura das obras e do seu significado religioso.

O Destino das Pedras, foi uma iniciativa que se constituiu numa tarde de cultura e de encontro humano e de alargamento de horizontes.

Neste domingo, dia 20 de outubro, abriram-se ainda mais as portas deste espaço, sempre aberto a todos de todo o mundo!



Domingos Nascimento, in Voz de Lamego, ano 89/44, n.º 4531, 22 de outubro de 2019.

A acontecer...

Seg. Ter. Qua. Qui. Sex. Sáb. Dom.

Pesquisar

Redes Sociais

Fale Connosco

  254 612 147

  curia@diocese-lamego.pt

  Rua das Cortes nº2, 5100-132 Lamego.

Contacte-nos

Rua das Cortes, n2, 5100-132 Lamego

 254 612 147

 curia@diocese-lamego.pt

 254 612 147