Visita Pastoral de D. António Couto à Paróquia de Trevões

“Anunciar o Evangelho constitui, de facto, a graça e a vocação própria da Igreja, a sua identidade mais profunda. A Igreja existe para Evangelizar” (Paulo VI, 1975).

Ao lermos esta breve frase, tão presente na nossa atualidade, começo esta breve reflexão com a certeza que todos nós devemos levar e anunciar o Evangelho, a todas as pessoas. Como tal, durante a semana de 30 de outubro a 3 de novembro a nossa comunidade de Sanat Marinha de Trevões viveu intensamente a sua Visita Pastoral, na presença do nosso Pastor, Senhor D. António Couto, bispo da Diocese de Lamego.

A sua caminhada, na nossa Paróquia, iniciou-se na quarta feira, dia 30 de outubro, com a visita do senhor D. António ao Lar Santa Maria de Trevões e a celebração da Eucaristia para os nossos idosos. No período da tarde, foi visitar os doentes da nossa comunidade, visitou as capelas e celebrou a Eucaristia na nossa igreja matriz, com a administração do sacramento da Santa Unção.

No dia seguinte, mais um momento de festa e júbilo com a apresentação do livro “A Igreja de Trevões: Identidade e Legado”, que contou com a presença do senhor Bispo da Diocese de Lamego, D. António Couto, o senhor Secretário do Estado, Dr. Carlos Miguel, senhor Presidente da Câmara de São João da Pesqueira, Dr. Manuel Cordeiro, entre outras. No mesmo dia, e dando continuidade à Visita Pastoral, na parte do tarde o Senhor D. António Couto, acompanhado pelo senhor Padre Amadeu pároco de Trevões, visitou as Instituições locais de Trevões, nomeadamente, o Centro Escolar, onde conviveu e partilhou histórias com todos os que fazem parte desta comunidade escolar (crianças, professores e auxiliares), os Bombeiros Voluntários, a Adega Cooperativa, A Associação Cultural e a Junta de Freguesia.

Já no dia 1 de novembro, dia de todos os Santos, o Senhor D. António, presidiu à Eucaristia na Igreja Matriz, juntamente com o senhor Padre Amadeu, seguida da procissão até ao cemitério, onde efundiu a sua bênção, às campas dos nossos entes queridos que já partiram. Posteriormente a este momento, reuniu com os nossos jovens crismandos, com o intuito de uma forma muito simples e clara refletir o que é o Sacramento que eles iam receber e quais as etapas a preparar a Eucaristia, onde iam administrar o Sacramento da Confirmação.

Por fim, no dia 3 de novembro foi o dia da celebração do Crisma na nossa comunidade, tanto os crismandos, como a restante comunidade recebeu o Senhor D. António de forma calorosa e alegre, pois era um dia de festa e muito importante para os nossos jovens, pois iam confirmar os votos que os seus pais e padrinhos tinham prometido no dia do seu batismo, bem como renovar a sua fé cristã. A cerimónia decorreu com muita alegria e júbilo, com cânticos alegres e com a participação dos nossos jovens.

Termino assim esta reflexão dizendo que, apesar de ter sido uma semana intensa quer para os crismandos, como para a comunidade e para o senhor Padre Amadeu, a visita do Senhor D. António foi uma mais valia. Toda a comunidade lhe está muito grata pelas belas palavras que nos proferiu, bem como de espírito renovado. Como referiu o senhor Padre Amadeu, a presença e o anúncio de Cristo diante de nós será, para todos, uma bênção e que a palavra de Deus é a força que tudo atinge, tudo move e tudo transforma.

O nosso muito obrigada ao nosso Bispo, Senhor D. António Couto pela sua presença na nossa Comunidade de Trevões.

Prof. Ana Tavares, in Voz de Lamego, ano 89/46, n.º 4533, 5 de novembro de 2019