Previous Next

Apresentação do livro “A Igreja de Trevões: Identidade e legado” e inauguração das obras de conservação e restauro na Igreja de Trevões

Decorreu no dia 31 de outubro, na Igreja Matriz de Santa Marinha, em Trevões, a cerimónia de apresentação do livro  “A Igreja de Trevões: Identidade e Legado” e a inauguração da obra “Igreja Matriz de Santa Marinha de Trevões - Intervenção de Conservação e Valorização”.
 
A sessão de abertura desta cerimónia contou com as presenças e intervenções do Secretário de Estado Adjunto e do Desenvolvimento Regional, Dr. Carlos Miguel, do Bispo de Lamego, D. António Couto, do Presidente da Câmara Municipal de S. João da Pesqueira, Dr. Manuel Cordeiro e do Pároco de Trevões, Pe. Amadeu Castro.

Na sequência da apresentação do livro "A Igreja de Trevões: Identidade e Legado", pelo seu autor Prof. Dr. Nuno Resende e consequentemente à explicação das intervenções efetuadas, durante a obra de conservação e valorização da Igreja Matriz de Santa Marinha de Trevões, pelo coordenador da equipa de restauro, Dr. Fernando Ribeiro, da Direção Regional de Cultura do Norte, foi possível assistir a um belo momento musical a cargo da fadista Cristina Marques, acompanhada de António Vintém na Guitarra Portuguesa e de Abílio Marques na Viola de Fado.
 
No final da cerimónia foi possível a todos os participantes realizarem uma visita ao renovado altar e frescos da Igreja, bem como ao museu de Arte Sacra, onde foi servido um porto de honra.  
 
Esta requalificação surge na sequência da aprovação de uma candidatura submetida pela Fábrica da Igreja Paroquial da Freguesia de Trevões ao programa Equipamentos Urbanos de Utilização Colectiva.

A Igreja Matriz de Santa Marinha é um património cultural vivo e dinâmico, desejando que todos se mobilizem para que as raízes se não esqueçam e se tornem fatores de memória coletiva e também de desenvolvimento. O património cultural deve, assim, favorecer a identidade de um povo, o desenvolvimento sustentável, o conhecimento, a filantropia e a solidariedade. Estamos, assim, a reportarmo-nos também à criação contemporânea e ao diálogo do passado com o presente.
 
Esta obra veio dignificar aquele que é o único monumento nacional e um dos locais mais visitados do Concelho de S. João da Pesqueira.

 

Dr. Eduardo Pinto, in Voz de Lamego, ano 89/46, n.º 4533, 5 de novembro de 2019

A acontecer...

Seg. Ter. Qua. Qui. Sex. Sáb. Dom.

Pesquisar

Redes Sociais

Fale Connosco

  254 612 147

  curia@diocese-lamego.pt

  Rua das Cortes nº2, 5100-132 Lamego.

Contacte-nos

Rua das Cortes, n2, 5100-132 Lamego

 254 612 147

 curia@diocese-lamego.pt

 254 612 147