Na manhã do passado dia 9 de novembro decorreu, no Seminário de Resende, uma formação para catequistas do Arciprestado de Cinfães/Resende.
Por volta das 9h30 reuniram-se os cerca de 90 catequistas provenientes das várias paróquias do Arciprestado, alguns párocos, os membros do Secretariado Diocesano da Catequese e o formador convidado, o professor Pedro Miguel, vindo da diocese de Viseu.
Iniciamos a formação com a oração e, posteriormente, o Pe. José Augusto Marques agradeceu a presença de tão grande número de participantes bem como a colaboração do Secretariado e do formador.
Depois, dois dos membros do Secretariado, o Padre António José e o Professor João Pedro, ensinaram-nos e/ou relembraram-nos alguns cânticos e dinâmicas que podemos utilizar na catequese com as nossas crianças e adolescentes.
Posto isso tomou a palavra o prof. Pedro que, com muita simplicidade, entusiamo e sabedoria, partilhou connosco alguns conteúdos que iam de encontro ao tema “Catequistas: Missionários do Encontro”. Com todos os seus ensinamentos teóricos e práticos e com toda a sua experiência pastoral, ficamos cientes de que o catequista é um verdadeiro promotor do Encontro com Deus, que todos somos comunidade e Igreja e que todos (catequistas) somos chamados por Deus quando Ele nos pergunta “Tu amas-me?”.
Terminada a sua intervenção fizemos um pequeno coffee break e, no final, passamos a um momento de encontro muito bem preparado e decorado… Encontro com Ele, com o Grande Amigo que está sempre ao nosso lado e que nos acompanha sempre. Ao som de uma música de fundo, todos tivemos oportunidade de estar mais perto dele, inclusive de O tocarmos.
A formação terminou com o almoço convívio muito bem preparado pelas funcionárias do Seminário.
Foi uma manhã diferente mas muito enriquecedora e, momentos como estes, são muito importantes e essenciais para a melhoria das nossas práticas.
Sara Alves (Catequista – Resende),
in Voz de Lamego, ano 89/47, n.º 4534, 12 de novembro de 2019