De acordo com o Plano Pastoral do Arciprestado de Lamego, realizou-se um Encontro de Formação para Catequistas, com vista a promover um maior aprofundamento do conhecimento da Fé, que seja suporte, fundamento e impulso para uma vivência cristã autêntica que leve “à configuração do discípulo missionário com Cristo e à sua transfiguração em Cristo e por Cristo” (D. António Couto).
Ocorreu este encontro no dia 9 de novembro, sábado, entre as 09h30 e as 13h00, no Seminário Maior de Lamego. Teve três tempos distintos.
No primeiro momento, ouvimos a palavra de Deus (o episódio dos discípulos de Emaús: Lc24,13-35) e com ela rezámos e meditámos, apoiados pelas reflexões e vivências do P. Ângelo Ramos. Ainda com suporte no mesmo texto bíblico, o P. José Manuel Melo fez-nos descobrir a pedagogia de Cristo, nosso modelo, na abordagem aos discípulos, e conduziu-nos a sabermos caminhar, com aqueles com quem trabalhamos, para a comunidade cristã para com ela encontrarmos Cristo e vivermos todos o “partir do pão”.
No segundo tempo, sob a orientação do P. José Manuel Melo, realizámos uma sessão prática de catequese, em que todos os presentes participaram. Foram focados os três momentos essenciais numa catequese: 1. A experiência humana (o conhecimento e as vivências dos catequisandos); 2. A Palavra de Deus, que deve iluminar a experiência humana, sendo refletida e interiorizada, pela interpelação feita a todos pela própria Sagrada Escritura; 3. Expressão de Fé. O catequisando torna-se capaz de confessar a sua fé em Cristo, na Igreja, em encontro e em comunhão com Ele, deixando que a sua vida pessoal, social e religiosa seja impregnada por Deus. Reafirmou-se a importância da comunidade cristã na vivência e na transmissão da fé.
O terceiro tempo foi o culminar desta formação. Na Capela do Seminário, diante do Santíssimo Sacramento, exposto, trouxemos ao Senhor, as nossas carências, as nossas necessidades, a nossa confiança n’Ele, a nossa gratidão pela Sua graça misericordiosa que se quer servir de nós, para chegar a todos; e, sobretudo, pedimos-Lhe que nos dê a graça de nos transfigurar n’Ele, para, assim, O podermos levar aos outros.
O Arcipreste do Arciprestado de Lamego, P. José Ferreira agradeceu a presença de todos e desejou que este Encontro seja uma graça de renovação na vida dos catequistas, para melhor poderem servir a Deus, na sua missão.
Manuel Ribeiro, in Voz de Lamego, ano 89/47, n.º 4534, 12 de novembro de 2019