O Mosteiro de Clausura de Nossa Senhora da Eucaristia, das Irmãs Dominicanas de Clausura de Lamego, correspondendo a uma carta enviada pelo Mestre geral da Ordem dos Pregadores a todas as casas da Ordem associaram-se no domingo à festa da canonização de frei Bartolomeu dos Mártires, religioso dominicano.
Nascido em Lisboa em maio de 1514, ainda jovem impressionado pelas pregações dos padres dominicanos que vinham com frequência à igreja que ele frequentava, entrou para o Mosteiro de São Domingos recebendo hábito no dia 11 de novembro de 1528 e professou na Ordem com o nome de frei Bartolomeu dos Mártires. Graduou-se em Teologia e foi durante vinte anos professor nos conventos de Lisboa, Batalha e Évora. Pensador profundo começou nesta altura a escrever a sua vasta obra teológica.
Escolhido para arcebispo de Braga em 1559, participou no Concílio de Trento onde se notabilizou pelas suas intervenções em favor da reforma da Igreja e regressado à sua diocese apressou-se a implementar as decisões tridentinas nomeadamente no que diz respeito à formação do clero, com a fundação do Seminário de Braga e às visitas pastorais que o levaram a percorrer toda a arquidiocese que abrangia a maior parte do território a norte do rio Douro. Cansado renunciou ao governo da arquidiocese e retirou-se para o Convento de Santa Cruz, que fundara em Viana do Castelo, onde viria a falecer a 16 de julho de 1590 com fama de santidade.
Foi beatificado por São João Paulo II a 4 de novembro de 2001 e canonizado na Sé de Braga a 10 de novembro em cerimónia presidida pelo Cardeal Angelo Becciu, Prefeito da Congregação das Causas dos Santos.
Na eucaristia dominical as irmãs colocaram no presbitério o retrato do novo santo e alguns cartazes para dar a conhecer melhor este santo da Ordem dos Pregadores. O capelão relacionou a vida de São Bartolomeu dos Mártires com as leituras do domingo.
Devemos todos esforçar-nos por dar a conhecer melhor a vida, a obra e os escritos deste santo que honra a história da Igreja, de Portugal e da Ordem Dominicana.
Irmã Maria Glória da Trindade OP, Priora do Mosteiro de Nossa senhora da Eucaristia,
in Voz de Lamego, ano 89/47, n.º 4534, 12 de novembro de 2019