Previous Next

Bodas de Ouro Sacerdotais do Padre Inocêncio Dias Fernandes

O dia 17 de novembro acordou chuvoso, pardacento e frio em contraste com os corações alegres e ansiosos, embora com alguma azáfama na preparação da homenagem que a paróquia de Meijinhos preparava para o nosso Pároco pelas suas bodas sacerdotais e paroquiais.

Meijinhos é uma paróquia pequena, composta por gente humilde, simples e envelhecida, mas congregada à volta do seu pároco e sempre ávida da sua amizade e do seu múnus sacerdotal. Foi assim uma homenagem espontânea, sentida e vivida por todos os habitantes desta pequena aldeia. Não foi preciso nomear uma comissão pois todos nos entreajudámos na limpeza da Igreja, na preparação dos cânticos para a Eucaristia e na organização do lanche convívio.

Às três horas da tarde, a comunidade de Meijinhos reuniu-se na Igreja Paroquial para a celebração da Santa Missa, presidida pelo nosso bispo, D. António Couto, e concelebrada pelo Sr. Vigário Geral, pelo nosso Pároco, pelos colegas jubilados - Cónego Bouça Pires e P. Alfredo Libório e vários colegas sacerdotes. Um elemento da nossa paróquia, em nome de todos os habitantes de Meijinhos, fez a saudação a todos os presentes e agradeceu ao Sr. P. Inocêncio todo o trabalho realizado ao longo destes 50 anos, nomeadamente a amizade, o restauro da Igreja Paroquial e a preocupação com os doentes e as crianças. Na homilia, o Sr. D. António partindo da mensagem do Evangelho, de que o templo de Jerusalém era construído com belas pedras, equiparou essa beleza à da nossa igreja paroquial, insistindo na ideia de que toda essa beleza irá desaparecer- “não ficará pedra sobre pedra”, mas que outra beleza- o amor de Deus- permanecerá para sempre. Dirigiu também uma palavra de agradecimento ao nosso pároco pelo seu trabalho, empenho e alegria manifestados no desempenho das suas tarefas sacerdotais.

No final da Eucaristia, o Sr. P. Inocêncio agradeceu a Deus o dom da vida e do ministério sacerdotal. Mostrou também a sua gratidão para com todas as pessoas, começando pelos seus pais e família, professores, perfeitos do Seminário, bispos e colegas sacerdotes que o ajudaram na sua formação, crescimento e vivência do seu ministério sacerdotal. Terminou, com muito carinho, agradecendo à comunidade de Meijinhos pela homenagem prestada.

Após a Eucaristia, todos os presentes foram convidados a partilhar o lanche e bons momentos de convívio no salão paroquial.

Ao P. Inocêncio, a paróquia de Meijinhos só sabe dizer BEM-HAJA e que Deus lhe dê saúde e alegria para continuar o trabalho de evangelização.



Patrícia Carvalho, in Voz de Lamego, ano 89/48, n.º 4535, 19 de novembro de 2019

A acontecer...

Seg. Ter. Qua. Qui. Sex. Sáb. Dom.

Pesquisar

Redes Sociais

Fale Connosco

  254 612 147

  curia@diocese-lamego.pt

  Rua das Cortes nº2, 5100-132 Lamego.

Contacte-nos

Rua das Cortes, n2, 5100-132 Lamego

 254 612 147

 curia@diocese-lamego.pt

 254 612 147