Previous Next

Encontro Nacional do Movimento Fé e Luz, em Lamego

No passado dia 9 de novembro, o Movimento Fé e Luz em Portugal reuniu-se na cidade de Lamego, em encontro de festa e celebração. O Movimento Fé e Luz nasceu de um desejo de ajudar pessoas com deficiência intelectual e suas famílias a encontrarem seu lugar na Igreja e na sociedade. Fundado em 1971 por Jean Vanier e Marie-Hélène Mathieu, este movimento está espalhado por 86 países, em todos os continentes. O Movimento Fé e Luz organiza-se em pequenas comunidades de encontro, compostas por pessoas com deficiência intelectual, as suas famílias, e por amigos, especialmente jovens. Estas comunidades reúnem-se mensalmente, em encontros de oração, partilha, celebração e festa, criando laços estreitos de amizade entre os seus membros.

Em Portugal, há 14 comunidades reconhecidas e ainda algumas em formação. D. António Couto, bispo de Lamego, é a referência eclesiástica do Movimento Fé e Luz em Portugal. Assim, em Lamego, foi organizado um encontro nacional, reunindo comunidades de vários pontos do país que se encontraram com D. António e tiveram a oportunidade de anunciar este movimento nesta Diocese. Esteve ainda presente a vice-coordenadora internacional de Fé e Luz Helena Escribano, que acompanha as comunidades de Portugal.

O encontro começou às 11h, no Centro Multiusos de Lamego, onde as comunidades se reuniram em convívio, com canções, mímicas e atividades manuais, e partilhando o almoço. Pelas 15h30, iniciou-se uma "arruada" em direção à Sé de Lamego, onde todas as comunidades participaram, caminhando, cantando e mostrando os seus estandartes e cartazes, com o objetivo de partilhar a alegria deste movimento com toda a cidade. Pelas 16h30, D. António Couto celebrou a Eucaristia na Sé com todas as comunidades presentes, num momento de partilha e oração animado pelo Movimento.

Resta-nos uma palavra de gratidão ao Departamento da Pastoral da Saúde da Diocese de Lamego e à Câmara Municipal pela cedência do espaço e disponibilidade para tão bem nos acolher.


Beatriz, in Voz de Lamego, ano 89/48, n.º 4535, 19 de novembro de 2019

A acontecer...

Seg. Ter. Qua. Qui. Sex. Sáb. Dom.

Pesquisar

Redes Sociais

Fale Connosco

  254 612 147

  curia@diocese-lamego.pt

  Rua das Cortes nº2, 5100-132 Lamego.

Contacte-nos

Rua das Cortes, n2, 5100-132 Lamego

 254 612 147

 curia@diocese-lamego.pt

 254 612 147