Projeto MIND - Exposição Itinerante em Lamego

O projeto MIND – Migrações, Interligação e Desenvolvimento visa contribuir para uma visão positiva e promover o envolvimento da sociedade Europeia nas questões e desafios do desenvolvimento, até finais de 2020, por forma a permitir um esclarecimento e formas de reflexão sobre as migrações e tudo o que lhe está subjacente. Para a sua viabilização houve necessidade de recorrer ao apoio do Alto Comissariado para as Migrações, da Obra Católica Portuguesa de Migrações, da Fundação e Secretariado Nacional da Educação Cristã, e ainda dos seguintes parceiros:

- Caritas Internationalis,  Caritas Europa, Caritas Alemanha, Caritas Áustria, Caritas Bélgica, Caritas Bulgária, Caritas Eslováquia, Caritas Eslovénia, Caritas Holanda, Cáritas Itália, Caritas República-Checa e Caritas Suécia.

No âmbito do referido Projeto MIND - Migrações, Interligação e Desenvolvimento, entre os dias 24 de novembro e 8 de dezembro, esteve patente ao público no Museu Diocesano de Lamego, uma Exposição Itinerante subordinada ao tema “Migrações e Desenvolvimento”, a qual tem como objetivo central alertar os jovens para o fenómeno das Migrações e sua relação com o Desenvolvimento Integral.

Para a apresentação da Exposição, pudemos contar com a Professora Cristina Brito, a qual faz parte de uma equipa, a nível nacional, para uma abordagem mais pormenorizada sobre o conteúdo exposto em cada uma das 8 telas que a constituem, bem como uma explicação dos materiais de apoio que acompanham a mesma: cartazes, folhetos, roteiro de apoio, monofolha de autocolantes e manual de apoio.

Já no auditório, durante a sua explanação, fez um breve percurso histórico sobre os passos dados desde a inauguração da Exposição em Portugal, no passado dia 11 de maio, na Biblioteca Municipal de Leiria, pelo Presidente da Cáritas Internationalis, Cardeal D. Luis Antonio Tagle, sua importância em termos de conteúdo e mensagem, até à sua divulgação por vários pontos do País, como por exemplo: escolas, paróquias e demais locais nas diferentes dioceses. Abordou também os objetivos da mesma, especialmente o refletir sobre o que origina migrações forçadas, as sociedades que acolhem essas pessoas e como as mesmas se integram. A professora Cristina fê-lo de uma forma esclarecedora e precisa, tendo em conta os assuntos delicados a serem abordados.

Recordando a inauguração da Exposição em Leiria, D. Luis Tagle, numa breve conferência, falou sobre o seu percurso de vida, salientando que tinha nascido na China, numa família muito pobre e que tinha sido graças a um familiar (Tio) que lhe foi possível estudar e fazer todo o seu percurso académico em busca do seu grande objetivo – ser Sacerdote. No que às migrações diz respeito, o cardeal de Manila salientou que o facto desta exposição estar direcionada para os jovens, tem a ver com a necessidade de eles se consciencializarem com a realidade, por que “muitos dos migrantes, forçados a refugiar-se, são jovens” e é necessário que “aprendam a ser pessoas de solidariedade com os outros”.

Articulando o que foi exposto na Sessão da apresentação da Exposição, aqui em Lamego, com o encontro que tivemos em Leiria, entre todas as Cáritas Diocesanas do nosso País, a Cáritas Portuguesa e o Presidente da Cáritas Internationalis, D. Luis Tagle, recordamos com carinho as suas sábias palavras, pois apercebemo-nos de imediato que estávamos perante Alguém com um carisma especial: uma pessoa extremamente afável, sorridente e simples, consciente dos problemas que afetam os nossos dias, das suas preocupações com os migrantes que ao chegarem a um destino completamente diferente do seu não sejam vistos como seres humanos portadores de uma história de vida e cultura diferentes, dos problemas sócio económicos que grassam em muitos países, sobretudo os mais pobres, e vontade de saber como é que em Portugal a Cáritas desenvolve o seu trabalho.

Depois de termos conhecido pessoalmente o cardeal filipino D. Luis Tagle, arcebispo de Manila e presidente da Caritas Internacionalis, seu percurso de vida, sua forma de estar na vida, sempre dedicado às causas pelas quais tem trabalhado, foi com imensa satisfação que acolhemos a notícia sobre a sua nomeação por Sua Santidade, o Papa Francisco, como prefeito da Congregação para a Evangelização dos Povos.

Que Deus o acompanhe na sua nobre Missão, bela, mas nada fácil, uma vez que hoje os desafios são cada vez maiores e os conceitos de Paz, Solidariedade, Tolerância e Ajuda aos mais desfavorecidos nem sempre estão presentes!

Cáritas Diocesana de Lamego,
in Voz de Lamego, ano 90/04, n.º 4539, 17 de dezembro de 2019