Previous Next

Visita Pastoral de D. António Couto à Paróquia do Castanheiro do Sul

Neste tempo de Advento, a paróquia de Nossa Senhora da Assunção de Castanheiro do Sul, na Zona Pastoral de S. João da Pesqueira, teve o privilégio de receber a visita do seu Pastor Diocesano - D. António Couto – que há muito vinha sendo preparada pelo seu Pároco, Sr Padre Amadeu, que na Eucaristia Dominical, através de sessões catequéticas ministrava ensinamentos da Sagrada Escritura aos crismandos e comunidade presente.

Aguardada ansiosamente por toda a comunidade e, apesar das condições climatéricas não terem sido as mais favoráveis, foi vivida, intensamente nos dias 18, 20 e 22 de dezembro.

O dia 18 foi dedicado à visita das Instituições religiosas - Igreja Matriz e Capelas; e civis - Junta de Freguesia, Cooperativa Agrícola de Utilidade Pública (Fábrica de Azeite) que brindaram com um porto de honra o ilustre visitante e quem o acompanhava; os Bombeiros e finalmente o Lar de Nossa Senhora da Assunção onde celebrou a Eucaristia e, de seguida, esteve presente na já tradicional Ceia de Natal, momento de convívio entre a “família” desta Instituição e seus convidados.

O dia 20 iniciou-se às 17h30, na Igreja Matriz, com a celebração eucarística, presidida pelo Senhor Bispo coadjuvado pelo Sr Padre Amadeu, tendo administrado o Sacramento da Santa Unção a todos os que desejaram, como carícia de Deus que vem em auxílio dos doentes e mais fragilizados, dando-lhes ânimo, alento e confiança para as suas vidas. No final e pelo tempo adverso que se fazia sentir, não sendo possível a romagem ao Cemitério, a cerimónia foi realizada na Igreja em que se rezou por todos os que fizeram parte da comunidade e que dormem o “sono” da eternidade junto de Deus. De seguida, o senhor Bispo dirigiu-se ao Lar para também administrar o mesmo Sacramento aos idosos.

O dia 22, último dia da visita, as pessoas aguardaram, com entusiasmo, a chegada do senhor Bispo, junto à Capela do Mártir S. Sebastião. Como o tempo continuava adverso, iniciou-se o percurso até à Igreja onde, à entrada, o senhor Bispo beijou a Cruz Paroquial. Já no seu interior, o senhor Presidente da Junta de Freguesia agradeceu a presença do senhor Bispo nestes dias de visita e o professor Flávio dirigiu-lhe uma mensagem de boas vindas pela sua ilustre presença na comunidade e, no final, em nome de todos, foi-lhe entregue um singelo ramo de flores. Iniciou-se a celebração da Santa Missa presidida pelo senhor D. António bem como pelo senhor Padre Amadeu e animada pelo grupo coral da paróquia e crismandos que entoaram cânticos alusivos a esta celebração. Ouvida a Palavra do Senhor, o senhor Bispo fez uma alusão às leituras proclamadas, exortando os crismandos e toda a comunidade a estarem atentos à voz de Deus que está sempre connosco, que está presente em sinais simples como num sorriso dado ao outro, num rebento de uma árvore, numa criança que nasce… e que caminha no meio de nós. Só quem estiver cheio de graça, pode dar graças aos outros, tal como S. Paulo dizia: “Primeiro dou graças a Deus por todos vós.” Esta força de Deus que hoje ides ter a graça de receber e que vem ter convosco, como dizia o senhor Bispo, acolhei-A e deixai produzir em vós os frutos de Deus. De seguida, administrou o Sacramento do Crisma a trinta e seis jovens, confirmando ainda mais a fé e o amor pela Igreja de Deus.

Durante o ofertório foram entregues algumas oferendas ao senhor Bispo que incluíram produtos característicos da comunidade/região.

Antes da bênção final, o senhor Padre Amadeu agradeceu, em nome de toda a comunidade, ao senhor Bispo a sua visita e todos os ensinamentos que trouxe a esta comunidade.

Um bem haja ao senhor D. António por nos ter presenteado com a sua visita e que jamais esqueceremos a sua boa disposição, simplicidade, carinho e simpatia por todos nós e que permanecerão no coração de cada um de nós; ao senhor Padre Amadeu pelo trabalho de preparação que precedeu estes atos litúrgicos e que tudo fez para que esta visita perdure na memória de quantos a viveram e à comunidade que tão bem soube receber quem a visita!



Prof. Flávio, in Voz de Lamego, ano 90/05, n.º 4540, 31 de dezembro de 2019

A acontecer...

Seg. Ter. Qua. Qui. Sex. Sáb. Dom.
1
2
3
4

Pesquisar

Redes Sociais

Fale Connosco

  254 612 147

  curia@diocese-lamego.pt

  Rua das Cortes nº2, 5100-132 Lamego.

Contacte-nos

Rua das Cortes, n2, 5100-132 Lamego

 254 612 147

 curia@diocese-lamego.pt

 254 612 147