Previous Next

Festa do Padroeiro em Paipenela e Bodas de Ouro Sacerdotais do Pe. Inocêncio

Mais um ano chegou ao fim, mais uma página da nossa história se escreveu e mais um dia de São Silvestre se celebrou na nossa humilde e pequena aldeia de Pai Penela onde toda a comunidade cristã e amigos se congregaram em torno do altar para celebrar sua fé em Cristo.

Uma celebração que este ano teve sabor especial para todos nós. Por um lado, celebrámos, como é de tradição, o dia do nosso Padroeiro, São Silvestre, e, por outro, dois momentos especiais para nós e que ficaram para sempre gravados em nossas memórias. Uma homenagem muito sentida a um filho da nossa terra que comemorou as suas Bodas de Ouro Sacerdotais, no dia 31 de julho, e que como não poderia deixar de ser quisemos marcar esta data tão especial para ele como para toda a comunidade. Assim se reuniram amigos, familiares e sacerdotes para fazer a festa com o nosso conterrâneo Sr. Pe. Inocêncio Fernandes. Foi tão bom para a maioria das pessoas recordar as vivências de há 50 anos, para muitos recordar a infância com o seu amigo Inocêncio e para os mais novos conhecer um filho da terra que, com o passar dos tempos, nunca perdeu a sua simplicidade, humildade, boa disposição e em especial o seu amor a Deus e ao próximo.

Um dia de coração repleto de alegria e emoções com esta homenagem, mas ainda havia mais para acontecer, pois, mais um filho desta aldeia bem pequenina fazia o lançamento do seu livro sobre a “Paróquia De São Silvestre de Paipenela”. Livro este que retrata toda a evolução histórica na rede paroquial da aldeia no seio do nosso concelho e deixa gravada para sempre a nossa identidade, as nossas gentes, a nossa aldeia e principalmente o grupo de infância do Sr. Pe. Luciano Moreira, sendo ele o mentor desta obra lançada neste dia tão festivo.

O último dia do ano, para a comunidade cristã de Paipenela, foi de grandes graças, pois nela se reuniram duas gerações de sacerdotes que dela nasceram e que são a amostra de um povo crente e que ao longo dos anos deixam suas gentes orgulhosas. Foi um dia em que todos puderam recordar tempos idos, rever amigos e desenvolver um momento de comunhão entre todos.

Obrigado ao Sr. Pe. Luciano pelo seu livro, que deixará para sempre a nossa aldeia viva, e uma saudação especial ao Sr. Pe. Inocêncio pelos 50 anos, passados ao serviço da Igreja católica e seus fiéis, os nossos votos mais sinceros e que possa ainda servi-la muitos mais.



Elisa Machado, in Voz de Lamego, ano 90/06, n.º 4541, 7 de janeiro de 2020

A acontecer...

Pesquisar

Redes Sociais

Fale Connosco

  254 612 147

  curia@diocese-lamego.pt

  Rua das Cortes nº2, 5100-132 Lamego.

Contacte-nos

Rua das Cortes, n2, 5100-132 Lamego

 254 612 147

 curia@diocese-lamego.pt

 254 612 147