Previous Next

Visita Pastoral de D. António à Paróquia de Riodades

Terminada a Visita Pastoral a Riodades gostava de partilhar convosco, leitores da Voz de Lamego, os momentos principais dessa visita.

Em agosto a visita foi iniciada com a administração do Sacramento da Confirmação a 67 Crismandos (na quase totalidade jovens). A nossa igreja é invulgarmente grande e muito raramente se enche, mas nesse dia estava completamente cheia. Foi um momento que ficará muito marcado na história desta comunidade paroquial, um momento muito alto desta Visita Pastoral.

Já neste mês de janeiro, o Sr. D. António volta a estar connosco visitando um doente na sua casa. Essa visita simbolizou a sua bênção para todo os doentes da nossa terra. Visitou depois a nossa Igreja Velha onde os nossos mais idosos foram escrevendo a história das suas vidas. Ali foram batizados, ali formaram as suas famílias, ali ouviram a Palavra de Deus. Hoje funciona como Capela Mortuária e ali se vão despedindo desta vida os que os que terminam o seu tempo sobre a Terra.

Em Riodades existe um pequeno Santuário dedicado a Nossa Senhora da Alegria. Tem o maior significado para todos os filhos desta terra este Santuário. Dele se avista toda a aldeia, e as regiões vizinhas. Nossa Sra da Alegria é um símbolo da unidade de todos os fiéis desta povoação e é sempre lembrada por todos os emigrantes que à procura de melhores condições de vida.

Terminando esse dia de visita o Sr D. António dirigiu-se ao recém-inaugurado Lar de Idosos de Riodades. Se no início a Visita Pastoral se debruçou de uma maneira especial sobre os jovens a visita ao Lar debruçou-se sobre os mais idosos, mais cansados, mais frágeis. Foi um momento de grande significado para este Lar que começa a dar os primeiros passos no sentido de ser o Abrigo daqueles que precisam de ser tratados, cuidados, amados. Esta visita teve grande importância para aqueles que dirigem o Lar, para os que nele trabalham e representou um grande carinho para aqueles que ali são amparados...todos os que ali são abrigados.

No domingo dia 12 de janeiro terminava a Visita Pastoral. O sr. bispo de Lamego chegou cerca do meio dia e foi recebido pelas gentes desta terra e saudado pela Banda de Riodades que sublinhou com alegria a chegada do Sr D. António. Celebrava-se nesse Dia o Batismo de Jesus e a celebração da Eucaristia foi ocasião para a administração da Santa Unção sobre aqueles que desejaram recebê-la, foram bastantes aqueles que receberam a Santa Unção e foi um momento de grande espiritualidade para a comunidade cristã de Riodades.

A Visita Pastoral tocou em vários aspetos do nosso viver. Foi ocasião para que os filhos de Riodades se encontrassem com o seu Bispo que através da sua disponibilidade e simpatia deixou em todos a recordação da beleza desse encontro.

Bem-haja Sr D. António.



Abel Sá Pires, in Voz de Lamego, ano 90/08, n.º 4543, 21 de janeiro de 2020

A acontecer...

Seg. Ter. Qua. Qui. Sex. Sáb. Dom.
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28

Pesquisar

Redes Sociais

Fale Connosco

  254 612 147

  curia@diocese-lamego.pt

  Rua das Cortes nº2, 5100-132 Lamego.

Contacte-nos

Rua das Cortes, n2, 5100-132 Lamego

 254 612 147

 curia@diocese-lamego.pt

 254 612 147