Previous Next

Visita Pastoral de D. António a Soutelo do Douro

“Igreja de Nossa Senhora das Neves, Soutelo do Douro, em caminho e em comunhão”. Foram com essas palavras e grande regozijo que a Paróquia de Nossa Senhora das Neves, Soutelo do Douro, no dia 17 de janeiro, às 14:00, descerrou o pórtico de entrada sinalizando, simbolicamente, o início da Visita Pastoral do Sr. Bispo, D. António Couto.

Navegando sobre o Douro vislumbra-se a imensa natureza que faz mergulhar na colossal beleza de compreender o mistério, de aceitar a grandeza de um povo, que com o suor no rosto, com a vontade e força por um mosto desbravou as montanhas e criou um lugar encantado, Venerado e Coroado de Nossa Senhora das Neves. Olhando do Céu, Nossa Senhora das Neves tem Soutelo ao centro e o Douro aos pés, abençoando as encostas, socalcos e vinhedos que traduzem a harmonia e a excelência da vida de trabalho, fidelidade, entrega, simpatia e felicidade, deste povo duriense.

Depois da fervorosa e harmoniosa receção pela população, Pároco, Junta de Freguesia, Câmara Municipal e GNR, o Sr. Bispo visitou o Santuário de Nossa Senhora das Neves, Padroeira de Soutelo do Douro. Neste local emblemático, foi recitado um poema dedicado à Padroeira, pelo Sr. Prof. Costa. Terminada a visita, regressou, novamente, ao núcleo embrionário da comunidade, visitando os mais frágeis, sendo bálsamo para os doentes e fragilizados, e sinal de esperança para aqueles que vivem horas e dias de maior angústia e dor. Às 17h00, procedeu ao descerramento da Placa das Obras de Requalificação da Capela de Santo Amaro, na qual presidiu à Eucaristia, com a Administração da Unção dos Doentes, coadjuvado pelo Sr. Padre Filipe.

No final do dia, reuniu, num momento de convívio e partilha, com os membros do Conselho Económico, Catequistas, Zeladoras das Capelas e Grupo Coral.

O dia 18 iniciou-se às 14h30, com a visita do Sr. Bispo D. António às obras de requalificação do Santuário de Santa Marinha, visitando, também, a futura Unidade de Alojamento Local, da Paróquia de Nossa Senhora das Neves – Quinta dos Viscondes de S. João da Pesqueira. Depois dirigiu – se à Capela dedicada ao Mártir São Sebastião para proceder ao descerramento da Placa das Obras de Requalificação.

No final, a comunidade dirigiu – se para igreja Paroquial, visitando as obras da Capela da Ressurreição, organizando a procissão em oração ao Cemitério, no qual, o Sr. Bispo sufragou os que partiram, sendo sinal de esperança para os que ainda percorrem o presente.

Terminou o dia com o belíssimo encontro com as Crianças e Crismandos da Paróquia, sendo sinal de paternidade para os mais pequenos e de amizade para os mais jovens.

No dia 19, último dia da visita, os Crismandos aguardaram, com entusiasmo, a chegada do Sr. Bispo, junto ao edifício da Junta da Freguesia de Soutelo do Douro. Às 11h30 iniciou-se a Celebração da Eucaristia e a administração do Sacramento do Crisma a 25 Jovens.

Terminada a celebração da Eucaristia a comunidade almoçou, no habitual almoço de Natal, com o seu Bispo, D. António Couto, esperando que tivesse presenciado a realidade desta comunidade, mas sobretudo, o que existe além de cada rosto e de cada coração desta comunidade.

Foi como Pastor, amigo e irmão, que se coloca à “frente”, no “meio” e “atrás”, misturando – se com o cheiro do seu rebanho, que nos obsequiou com o belo e profundo testemunho, sabedoria, partilha e perseverança.

O nosso muito obrigado, ao nosso Pastor, amigo e irmão.

 

Pe. Filipe Pereira, in Voz de Lamego, ano 90/09, n.º 4544, 28 de janeiro de 2020

A acontecer...

Seg. Ter. Qua. Qui. Sex. Sáb. Dom.
1
2
3
4
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
24
25
26
27
28
29
30
31

Pesquisar

Redes Sociais

Fale Connosco

  254 612 147

  curia@diocese-lamego.pt

  Rua das Cortes nº2, 5100-132 Lamego.

Contacte-nos

Rua das Cortes, n2, 5100-132 Lamego

 254 612 147

 curia@diocese-lamego.pt

 254 612 147