No dia 25 de janeiro, em Cinfães, decorreu o "ALIVE 1.0/2 - Cristo vive e quer-te vivo", que contou com a presença de alguns jovens das zonas pastorais de Cinfães, Resende e Castro Daire.
A atividade com início marcado para as 10h00 baseou-se no livro do Papa Francisco "Cristo Vive", correspondente à 4ª Exortação Apostólica, dirigida sobretudo aos jovens, e que foi adaptado pela equipa do Departamento Diocesano da Pastoral de Jovens de Lamego para que se tornasse um livro ainda mais apreciado. Demos então início à atividade com um momento de descontração e uma oração inicial.
Seguidamente, houve uma breve apresentação de como surgiu o livro “Cristo Vive”, com uma animação feita em vídeo e que estava muito percetível e didática. No pós-vídeo, o Padre Luís Rafael falou-nos do verdadeiro amor de Deus e da forma como o seu filho Jesus deu a vida por nós para nos salvar, sabendo que a história não acabou com a sua morte, porque Ele está vivo.
Mas, as atividades preparadas pela Equipa DDPJ Lamego não se ficam apenas por testemunhos ou explicações. Há sempre espaço para dinâmicas e para uma “musiquinha”. Desta vez não foi exceção, pois tivemos oportunidade de aprender o Hino Alive: "Ele Vive", também baseado no tema da JDJ deste ano “Jovem, eu te digo levanta-te”.
Depois de quase termos decorado o Hino, formaram-se grupos baseados nas faixas etárias dos presentes, onde se dialogou e partilhou perspetivas sobre a Igreja, os Jovens, e a relação destes com a Igreja.
Como a fome já apertava, fomos almoçar, partilhando-se os alimentos que os jovens trouxeram das suas casas.
Já com as barrigas cheias, realizou-se a sessão de encerramento com um desafio para casa e uma oração final.
Por fim, os grupos despediram-se, voltando para as suas terras, com a certeza que Jesus Cristo está realmente vivo.
Diogo Almeida, Gotas d’Orvalho – Grupo de Jovens de Resende,
in Voz de Lamego, ano 90/09, n.º 4544, 28 de janeiro de 2020