Previous Next

I Encontro Diocesano de Movimentos Eclesiais

Com o objectivo de os Movimentos Eclesiais se conhecerem e se darem a conhecer, foi realizado, a 1 de fevereiro no Seminário Maior de Lamego, o primeiro Encontro Diocesano.

A necessidade desta iniciativa era e é evidente numa comunidade em que os Movimentos são andaimes para construir o Reino de Deus. Para isso, é imperativo o conhecimento, articulação e entreajuda sem esquecer ou menosprezar nenhum deles.
Só assim os Movimentos conseguem agir dando a conhecer o que representam.
Cada encontro é um Pentecostes e como tal, o mesmo foi iniciado com a leitura do texto do Bom Samaritano (Lc 10, 30-37). “Vai, e faz tu também do mesmo modo” foi lema pastoral e retrata o propósito de cada Movimento.
Sem responsáveis autênticos não há movimentos autênticos. Essa entrega e empenho foi demonstrado pela forte participação de quatro Movimentos.

As Equipas de Nossa Senhora (ENS) são um Movimento de espiritualidade conjugal que os ajudam a viver plenamente o sacramento do matrimónio. Como diz o seu fundador, Pe. Henri Caffarel, "As Equipas de Nossa Senhora têm por objectivo essencial ajudar os casais a caminhar para a santidade. Nem mais, nem menos."
As atitudes de vida das ENS centram-se procura assídua da vontade de Deus, procura da verdade sobre nós mesmos e a experiência do encontro e da comunhão.

Em Lamego, existem actualmente 7 equipas, com 54 membros. Habitualmente, cada equipa é constituída por 5 a 7 casais e um sacerdote conselheiro espiritual. A maior dificuldade apresentada é a falta de casais para criação de novas ENS.
Os desafios para o futuro passam por reestruturar as equipas existentes (duas delas já foram agregadas por terem poucos casais) e construir equipas arciprestais da Diocese.

Nos dias 21 a 24 de fevereiro vai realizar-se um Cursilho de Cristandade. Movimento este que nasceu da Ação Católica nos anos 40, em Espanha, como preparação para uma peregrinação a Santiago de Compostela. O primeiro Cursilho da Diocese de Lamego foi realizado a 1964 em Anreade, Resende.
Os Cursilhos de Cristandade têm por objectivo fomentar a vida Cristã autêntica nos seus ambientes e baseia-se no pilar da Piedade, Estudo e Acção.
O Cursilho, propriamente dito, é um retiro de três dias onde são feitas palestras e dados testemunhos de leigos sobre temas definidos. No Pós-Cursilho são realizadas Ultreias onde os membros encontram uma oportunidade para reviver o seu Cursilho e continuar o seu caminho com a mesma força, fé e esperança.

Os Convívios Fraternos, outro Movimento com bastante expressão na nossa Diocese, fundados em 1969 pelo Pe. Valente, inicialmente formados por militares em Lamego, são “Laboratórios de Fé, em que, durante 3 dias, há um encontro com Deus, connosco e com os outros”. Envia jovens a viver como Cristãos.
As maiores dificuldades passam pela participação de jovens, a localização da casa onde se realizam os Convívios Fraternos (Resende), a economia (a comida oferecida pelos jovens da equipa é uma forma de superar as dificuldades e após os encontros, muitas vezes, esses jovens deparam-se com falta de estruturas para os acolherem nas suas paróquias.

O Movimento Mensagem de Fátima (MMF), sobejamente conhecido, serve os campos da Oração (participação em procissões, recitação do terço, retiros), Peregrinação (ao Santuário da Lapa, Santuário de Fátima e a Tuy e Pontevedra, apoio aos peregrinos), Doentes (visitas, comunhão do pão consagrado). O MMF interage ainda com crianças e jovens através dos Pastorinhos de Fátima, introduzindo assim a importância da oração desde tenra idade.

Neste Encontro fomos ainda agraciados com a conferência “O dinamismo da Palavra mais dinâmica” do nosso Bispo D. António Couto.
D. António fez referência à forma como ficou expressa a acção de Deus nos autores sagrados: “agindo neles e por eles”. A preposição “por” traduz o conceito de “instrumentalidade”, o domínio soberano de Deus, sendo Ele o instrumentista e nós o instrumento. A preposição “em” exprime o conceito de intimidade. Deus fala “através de”, “pela mão de” mas, mais do que isso, é a vida de Deus que entra e joga na nossa vida. É necessário que a palavra de Deus afecte a nossa vida e não seja apenas pronunciada.

Nada mais apropriado. Após este encontro, saímos revigorados.
É tempo da Palavra de Deus tomar conta de nós, de servirmos a Palavra de Deus como ela é, com toda a força, poder com a dýnamis que a caracteriza.


Raquel Assis, in Voz de Lamego, ano 90/10, n.º 4545, 4 de fevereiro de 2020

A acontecer...

Seg. Ter. Qua. Qui. Sex. Sáb. Dom.
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
21
22
23
24
25
26
28
29
30

Pesquisar

Redes Sociais

Fale Connosco

  254 612 147

  curia@diocese-lamego.pt

  Rua das Cortes nº2, 5100-132 Lamego.

Contacte-nos

Rua das Cortes, n2, 5100-132 Lamego

 254 612 147

 curia@diocese-lamego.pt

 254 612 147