Citando Sua Santidade Papa Francisco, na Exortação Apostólica Evangelii Gaudium, “O Bispo deve favorecer sempre a comunhão missionária na sua Igreja diocesana, seguindo o ideal das primeiras comunidades cristãs em que os crentes tinham um só coração e uma só alma. Para isso, às vezes pôr-se-á à frente para indicar a estrada e sustentar a esperança do povo, outras vezes, manter-se-á simplesmente no meio de todos com a sua proximidade simples e misericordiosa e, em certas circunstâncias, deverá caminhar atrás do povo para ajudar aqueles que se atrasaram e sobretudo porque o próprio rebanho possui o olfato para encontrar novas estradas”.
Foi com esta imagem e com uma ebuliente ansiedade que o Sr. Bispo de Lamego, D. António Couto, no dia 23 de janeiro às 11h00, foi recebido pela população, Pároco, Junta de Freguesia, Câmara Municipal e Vice-Presidente da Banda Filarmónica de Nagoselo do Douro, dando início à Visita Pastoral, na Paróquia de Santa Maria Madalena de Nagoselo do Douro. Concluída a fervorosa e harmoniosa receção, o Sr. Bispo visitou as obras de requalificação da igreja Matriz, a Capela do Mártir São Sebastião e o Centro de Convívio.
Depois de almoço, regressou ao núcleo embrionário da comunidade, visitando e rezando com os mais frágeis, sendo bálsamo para os doentes e fragilizados, e sinal de esperança para aqueles que vivem horas e dias de maior dor.
Teve, ainda, oportunidade de visitar a Sede da Banda Filarmónica e as Capelas dos Santos António e Martinho. Às 16h00, a comunidade peregrinou, em oração, ao Cemitério, no qual, o Sr. Bispo sufragou os que partiram, sendo sinal de esperança para os que vivem o presente. No final, a comunidade dirigiu – se para o Santuário de Nossa Senhora de Lurdes, no qual, o Sr. Bispo, presidiu à Eucaristia, com a Administração da Unção dos Doentes, coadjuvado pelo Sr. Padre Filipe. Terminada a Eucaristia, proporcionou um belíssimo encontro com a comunidade, Crianças e Crismandos da Paróquia De Santa Maria Malena de Nagoselo do Douro, sendo sinal de paternidade para os mais pequenos e de amizade para os mais jovens.
O dia terminou com a visita às obras da futura Capela Mortuária e encontro com os Crismandos de Nossa Senhora de Fátima de Vale de Vila.
No dia 25 de janeiro, às 14h30, com júbilo e simplicidade, mas carregados de uma envolvente graciosidade, a Comunidade de Nossa Senhora de Fátima de Vale de Vila, deu as boas vindas ao Sr. Bispo de Lamego, D. António Couto. Depois da receção, a comunidade, juntamente com o Sr. Bispo e Pároco, peregrinou ao cemitério para rezar pelos que partiram.
No final, dirigiram- se para a Capela de Nossa Senhora de Fátima, na qual o Sr. Bispo iniciou a celebração da Eucaristia com a Administração do Sacramento do Crisma a 15 Jovens. Uma palavra, muito especial, de agradecimento, ao Grupo Infantil Bagos de Deus de S. João da Pesqueira, que com ternura e pureza abrilhantou de forma tão bela e séria a Eucaristia.
No final, a comunidade protagonizou um pequeno convívio com o Sr. Bispo D. António Couto.
No dia 26, os Crismandos da Comunidade de Santa Maria Madalena de Nagoselo do Douro, aguardaram, com entusiasmo, a chegada do Sr. Bispo, junto ao edifício da Junta da Freguesia de Nagoselo do Douro. Às 11h30 iniciou-se a Celebração da Eucaristia e a Administração do Sacramento do Crisma a 18 Jovens.
Nagoselo do Douro e Vale de Vila são duas comunidades que brindam os visitantes com a delícia e formosura de uma tela pintada pela beleza natural e por um povo que, com suor no rosto, mãos calejadas, desbravou as montanhas e nos presentearam com este emaranhado simples, belo e inacabado do humano com o Divino.
O nosso muito obrigado ao nosso Pastor, amigo e irmão, Sr. Bispo D. António Couto.
Pe. Filipe Pereira, in Voz de Lamego, ano 90/10, n.º 4545, 4 de fevereiro de 2020