Previous Next

Visita Pastoral de D. António Couto a Terras de S. Bartolomeu de Vilarouco

Decorreu, nos passados dias 29 de janeiro e 2 de fevereiro, a visita pastoral de D. António Couto, Bispo de Lamego, à freguesia e paróquia de Vilarouco, no concelho de São João da Pesqueira.

Foi recebido no dia 29 de janeiro, no lugar da Senhora da Estrada, desta freguesia de Vilarouco, pelo Pároco local, Pe. Manuel Abrunhosa, pelo executivo da Junta de freguesia e pela Comissão da Fábrica da Igreja Paroquial de Vilarouco.
Após as saudações iniciais, o almoço foi servido no restaurante local “O Sobreiro”, onde decorreram momentos de alegre convívio e confraternização, tendo-se cantado os parabéns e o Sr. Bispo apagado as velas de um bolo de aniversário, pois fazia neste dia 8 anos que o Sr. D. António tomou conta da diocese de Lamego. Uma coincidência feliz para o Vilarouco, rematada com bom vinho fino e champanhe.

Depois do almoço, sempre na companhia do Pe. Manuel e dos elementos da Junta de Freguesia e da Comissão Fabriqueira, deu-se início à visita às Capelas de Santa Bárbara, Senhora da Estrada, São Miguel do Vidigal e Santa Eufémia. Pelo caminho, o Sr. Bispo aproveitou para visitar alguns doentes nas suas casas e levar-lhes uma palavra de conforto e a sua bênção. Visitou também a Igreja matriz de Vilarouco e a nova capela mortuária, recentemente construída. Verificou, in locum, o rico património religioso de Vilarouco e ficou deveras sensibilizado para o urgente restauro do altar mor (barroco) da Igreja matriz que ameaça ruir.

De seguida houve um Porto de Honra na Sede da Junta de Freguesia, onde o Presidente Sr. António Costa proferiu umas palavras de boas vindas. De imediato, fez uma breve visita ao cemitério local. ÀS 18:30 horas, teve um encontro preparatório com os jovens que vão receber o Crisma.                    

No final, cerca das 20:00 horas, foi recebido na Sede da Associação Flor D `Amendoeira Vilarouco pelo Presidente e fundador, Sr. José Carlos Pereira Corte Real, o qual proferiu umas palavras de boas vindas e fez uma breve explanação sobre o historial deste edifício e sobre a atividade desta coletividade que, para além de manter um rancho folclórico há cerca de 26 anos, visa também formar bons vilarouquenses, bons cidadãos, dentro de uma matriz cristã.

Foi ofertada ao Sr. Bispo, pela coletividade, uma cesta com os produtos singulares de Vilarouco: o bom vinho, a boa amêndoa e o bom azeite da nossa aldeia.
Usaram também da palavra o Sr. Presidente da Câmara Municipal de São João da Pesqueira, Dr. Manuel Cordeiro e o Sr. Bispo. No final, foi servido um jantar/convívio ao Sr. D. António, às autoridades presentes e ao povo de Vilarouco.

No dia 2 de fevereiro, domingo, cerca das 11 horas, o pároco, as autoridades, os futuros
crismandos e o povo de Vilarouco receberam o Sr. Bispo, junto à Sede da Junta de Freguesia de Vilarouco, bem perto do tradicional Cruzeiro do Senhor D’ Aflição.

Uma menina da nossa comunidade, ofereceu um ramo de flores ao Sr. D. António e o secretário do Conselho Económico da Igreja de Vilarouco, Sr. Corte Real, proferiu umas palavras de boas vindas, vincando que era uma grande honra a sua presença, nesta hora abençoada de Confirmação ou Crisma dos jovens da nossa terra, sendo também um momento de estímulo e reforço da nossa fé e sinal de esperança em dias melhores para o Vilarouco.

Seguiu-se um cortejo até à Igreja matriz de Vilarouco, onde o Sr. D. António Couto presidiu à celebração da Santa Missa e à administração do sacramento do Crisma a 8 jovens.
As suas palavras na homilia, de incentivo aos jovens na autenticidade da sua fé, sobretudo no apoio e carinho aos mais idosos e desfavorecidos, calaram bem fundo no coração de todos os vilarouquenses.

Após as habituais fotos de circunstância, seguiu-se o almoço de confraternização no “Sobreiro”, onde sobressaiu a boa convivência e a saudável alegria e felicidade pela presença do Sr. Bispo de Lamego em Vilarouco.



José Carlos Pereira Corte Real, in Voz de Lamego, ano 90/11, n.º 4546, 11 de fevereiro de 2020

A acontecer...

Seg. Ter. Qua. Qui. Sex. Sáb. Dom.
1

Pesquisar

Redes Sociais

Fale Connosco

  254 612 147

  curia@diocese-lamego.pt

  Rua das Cortes nº2, 5100-132 Lamego.

Contacte-nos

Rua das Cortes, n2, 5100-132 Lamego

 254 612 147

 curia@diocese-lamego.pt

 254 612 147