Previous Next

Cinfães-Resende - Encontro de formação sobre o Ministério do Leitor na Liturgia

Decorreu, no passado dia oito de fevereiro, no Seminário Menor de Resende, a ação de formação para leitores, monitorizada pelo reverendo padre José Augusto, tendo participado aproximadamente quarenta fiéis do Arciprestado de Cinfães-Resende.

O formador deu início à ação, com a oração da manhã, na qual todos os presentes participaram ativamente.

De seguida, o palestrante fez uma abordagem da temática, dividindo-a em dois momentos significativos. No primeiro momento, apresentou-nos uma perspetiva histórica e patrística do ministério do leitor nos primeiros séculos, vincando com algum realce que o ministério do leitor sofreu um verdadeiro eclipse no séc. VI, em Roma, só vindo a ser valorizada a sua importância com o Concílio Vaticano II.

No segundo momento, após termos retemperadas as forças com um pequeno-almoço variado, o padre José Augusto retomou os trabalhos, realçando que a leitura da Palavra de Deus, para ser bem transmitida e assimilada, exige que nós, leitores, respeitemos alguns procedimentos, tais como: conhecer e compreender o texto, preparar uma leitura expressiva, ler o texto em voz audível, ter uma postura adequada no ambão, apresentar-se condignamente, de modo a não distrair os fiéis, etc.

Finalizou-se a ação de formação com a leitura, em conjunto, da oração do leitor.

Em meu nome pessoal e de todos os leitores presentes, um bem-haja ao padre José Augusto pelos “doutos” ensinamentos que nos transmitiu, que foram muito enriquecedores para o nosso desempenho de comunicadores da Palavra de Deus, fazendo votos para que, no próximo ano, ocorram outras formações que contribuam para o nosso enriquecimento espiritual.



O formando, António Loureiro,
in Voz de Lamego, ano 90/11, n.º 4546, 11 de fevereiro de 2020

A acontecer...

Seg. Ter. Qua. Qui. Sex. Sáb. Dom.

Pesquisar

Redes Sociais

Fale Connosco

  254 612 147

  curia@diocese-lamego.pt

  Rua das Cortes nº2, 5100-132 Lamego.

Contacte-nos

Rua das Cortes, n2, 5100-132 Lamego

 254 612 147

 curia@diocese-lamego.pt

 254 612 147