Previous Next

Caminhada da Quaresma 2020

O tempo da Quaresma é um tempo de graça e salvação que nos relembra o mistério essencial da nossa fé, a morte e a ressurreição de Jesus, que celebra em cada Eucaristia, em particular, em cada Domingo, o Dia do Senhor, da Vida Nova e da Ressurreição, mas com maior solenidade na Páscoa anual. Até à Páscoa eterna, fazemos caminho, preferencialmente, caminho em conjunto, em comunhão. Mas também para cada Páscoa, festa maior dos cristãos, fazemos caminho, ajudados por símbolos, gestos e palavras.
Ao longo dos anos, a Diocese propõe-nos uma caminhada que envolve e mobilize a comunidade, as famílias, cada um de nós. Este ano, a CAMINHADA DA QUARESMA, que tem o seu desenlace e cume na celebração festiva da Páscoa da Ressurreição, tem em conta, antes de mais, a liturgia da Palavra de cada Domingo, tem em conta o lema pastoral da diocese para 2019-2020, Igreja de Lamego em caminho e em comunhão, e a Carta Pastoral do nosso Bispo para este ano.
Vejamos o que se pretende com a Caminhada e como preparar.

Preparação:
Sendo o lema deste ano pastoral a Sinodalidade, a ideia base desta caminhada é a construção de um caminho. Um caminho que pretende ser feito em comunhão com todos os que estão fora e dentro da Igreja, porque – no dizer do nosso Bispo – é assim que ela se faz, se edifica e se torna meio de salvação para a Humanidade. 

Explicação da Caminhada:
- A caminhada pretende ir construindo um caminho, juntado cada domingo uma peça, de modo que no final de Quaresma se perceba que é um caminho;
- Colocado num lugar visível, feito num material prático, e cada peça deve ter tamanho suficiente para aí ser colada uma palavra;
- O objetivo das admonições iniciais, dos pedaços de caminho e das palavras é ir reforçando e valorizando o tema pastoral do ano “Igreja de Lamego, em caminho e em comunhão”.
- A intenção dos desafios que vão sendo distribuídos é que as pessoas, ao longo da semana, não se esqueçam que é tempo de Quaresma e possam relembrar o que foi celebrado no domingo anterior.
- A liturgia da palavra de cada domingo é sempre valorizada, realçada e posta como sinal primeiro e último do rumo que queremos dar à nossa caminhada quaresmal.

Sugestões:
- Distribuir, no final de cada Eucaristia de domingo, um pedaço do caminho em miniatura, para as pessoas irem também em casa construindo o seu caminho, igual ao da igreja.

A CAMINHADA DA QUARESMA 2020 está nas mãos dos vossos párocos ou disponível na página da Diocese de Lamego, na secção “Downloads”.

Pode(s) fazer o Download da caminhada, aqui.

A acontecer...

Seg. Ter. Qua. Qui. Sex. Sáb. Dom.
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31

Pesquisar

Redes Sociais

Fale Connosco

  254 612 147

  curia@diocese-lamego.pt

  Rua das Cortes nº2, 5100-132 Lamego.

Contacte-nos

Rua das Cortes, n2, 5100-132 Lamego

 254 612 147

 curia@diocese-lamego.pt

 254 612 147