No passado fim de semana, decorreu no Seminário Maior de Lamego o encontro de Pré-Seminário, no qual participaram três seminaristas, os seus respetivos formadores e três pré-seminaristas, oriundos das paróquias de Cinfães, Santiago de Piães e Penajoia. Este encontro começou da melhor maneira possível com a celebração da Eucaristia, animada por todos. Após a Eucaristia, houve o jantar e a recitação do Terço, seguindo-se uma reunião conjunta dos seminaristas e dos pré-seminaristas que partilharam as suas histórias vocacionais.
No sábado, o dia começou novamente da melhor forma com a celebração da Eucaristia. Seguidamente, tivemos a excelente oportunidade de participar na formação de acólitos do Arciprestado de Lamego, orientada pelo Mons. José Bouça Pires. Ao longo da formação, foi testemunhada muitas vezes a alegria que é estar próximo de Deus Pai e de servir Jesus.
Após o almoço, deslocámo-nos ao Mosteiro de São João de Tarouca, visitando posteriormente a aldeia vinhateira de Ucanha, onde tivemos possibilidade de percorrer a famosa ponte fortificada.
Já no Seminário, tivemos outro momento de grande proximidade com Jesus através da Exposição do Santíssimo, tendo então a oportunidade de meditar sobre as nossas opções de vida e a vocação. Ao início da noite, visualizámos o filme “1917” que nos fez refletir sobre a fraternidade e como podemos também nós contribuir para tal.
O Pré-Seminário terminou com a Eucaristia em Britiande.
Deste Pré-Seminário, esperemos que haja frutos e que todos tenham aproveitado ao máximo.
Celestino Ribeiro, Seminarista 11º Ano,
in Voz de Lamego, ano 90/12, n.º 4547, 18 de fevereiro de 2020