Retiro quaresmal para agentes de pastoral

Decorreu no passado dia 29 de fevereiro, no Seminário de Lamego, um encontro de responsáveis das paróquias do Arciprestado de Lamego, evento que se repetiu noutros pontos da Diocese de Lamego, ao mesmo tempo.

Sob o tema “Caminhos de Comunhão”, a procura da Sinodalidade entre todos os cristãos, foi o mote para o Encontro de Lamego, que teve início com a Oração de Laudes.

Para a reflexão do texto bíblico de Mateus, o Padre Ângelo salientou o projeto de Deus, de que trabalhemos unidos, de que sejamos irmãos, pois toda a Humanidade é chamada a viver como irmãos. Com o episódio de Abel e Caim, dois irmãos feriram a fraternidade e Jesus Cristo ao chamar para Seus Apóstolos, dois pares de irmãos, Tiago e João e André e Pedro, serão eles que virão regenerar a Fraternidade. Deveremos ter como compromisso com o Projeto do Pai, a construção da fraternidade “em conjunto”, numa caminhada para o Reino de Deus.

A meditação seguinte coube ao Pe José Abrunhosa que referiu “em conjunto se parte, em conjunto se chega” , numa alusão à necessidade de, em paróquia, se fazer caminho quer com os que já estão presentes, mas ainda mais com a necessidade de promover a sinodalidade  com os que precisam de ser chamados e acolhidos.  A reflexão passou pelo que cada um dos cristãos faz para incentivar essa mesma chamada e como se procederá em gestos e atitudes concretas.

Fazendo alusão à Mensagem para a Quaresma do Papa Francisco, fomos lembrados de que a Quaresma é tempo de caminharmos em conjunto, com gestos visíveis de oração, de diálogo, de confissão e da prática da caridade. Também a referência à “Ecologia do coração”, como nos diz o Papa Francisco, deve levar-nos à consciência da vida paroquial, da sua realidade e de que forma podemos promover momentos de maior motivação para que todos se possam sentir envolvidos.

Há pois que “santificar a quaresma em conjunto”.

Seguiu-se depois o momento de adoração e oração junto do Santíssimo exposto, para um aprofundamento do saber estar em diálogo com Deus, como referiu o sacerdote.

Isolina Guerra, in Voz de Lamego, ano 90/14, n.º 4549, 3 de março de 2020