No passado dia 28 de fevereiro, os nossos seminaristas menores dirigiram-se até ao Santuário da Lapa onde ficaram até ao dia 1 de março. Nesse curto espaço de tempo decorreu um retiro Interdiocesano entre as dioceses de Vila Real e Lamego.
O Retiro teve início na sexta feira (28) com a celebração da Eucaristia para nos integrássemos melhor.
No dia seguinte, juntamente com o orientador do nosso retiro, P. Aniceto, tivemos várias formações nas quais fomos alertados para vários problemas da atualidade. Após estas palestras tivemos o momento de reconciliação, decorrendo também a exposição e adoração do Santíssimo Sacramento.
Depois do almoço, tivemos oportunidade de ouvir algumas palestras sobre a palavra de Deus, finalizando o dia com a Santa Missa.
No Domingo, continuamos a ter alguns momentos de reflexão, culminando com a celebração da Santa Missa do Primeiro Domingo da Quaresma. Iniciámos e encerramos o retiro com a celebração eucarística, numa inclusão que acentua a centralidade
do mistério pascal na vida da Igreja, das comunidades cristã e, portanto, dos Seminários e seus seminaristas.
O tempo de silêncio e de meditação foi propício e oportuno para a preparação da caminhada Quaresmal.
Agradeço a todos aqueles que nos acolheram tão generosamente para que nos sentíssemos capazes de discernir a nossa vocação.
António Fernandes, seminarista 12º ano,
in Voz de Lamego, ano 90/14, n.º 4549, 3 de março de 2020