No dia 21 de fevereiro de 2020 começavam na Obra Kolping e no Seminário de Lamego a aventura divina, que é sempre um Cursilho de Cristandade.
A coragem de arriscar o «sim» a Deus, e pôr-se a caminho como Maria, foi o grande desafio feito ao grupo de 10 senhoras, 11 homens e 5 sacerdotes.
A coragem de deixar tudo e todos, aceitar sair do mundo durante 3 dias, para encher a cabeça de ideias e o coração de fogo, foi o grande desafio lançado a estes grupos que hoje são mais felizes porque, acreditaram.
Durante estes 3 dias muitas foram as intendências, para que o Senhor derramasse a Sua Graça sobre o 44.º Cursilho de Senhoras e o 61.º Cursilho de Homens da Diocese de Lamego. E aconteceu uma imensa chuva de Graças que a todos “encheu” de Deus. E aconteceu “tudo isto por mim”!
Durante estes 3 dias, foram-se quebrando “gelos “, derrubadas “barreiras”, cada um foi abrindo a cabeça e o coração para se entregar mais a Jesus! Os rostos começaram a irradiar alegria os olhos com um brilho fora do comum! Nestes rostos pudemos ver Jesus a sorrir!
Maravilhas fez em mim o Senhor! Maravilhas fez em nós o Senhor! Porque olhou para os Cursilhos 44 de Senhoras e 61 de Homens! E a nossa alma canta de gozo!
Apresentação dos novos cursilhistas
Na tarde de domingo dia 1 de março, decorreu no auditório do Museu Diocesano de Lamego, a Ultreia de Apresentação dos novos Cursilhistas do 44º Cursilho de Senhoras e do 61º Cursilho de Homens, da Diocese de Lamego, vividos de 21 a 24 Fevereiro último.
As duas dezenas de cursilhistas novos, oriundos de várias paróquias da diocese, são o fermento mais recente que o MCC Lamego acolheu no seu seio, para levedarem os ambientes onde se inserem.
Apesar de uma tarde bastante chuvosa o auditório contou com mais de uma centena de cursistas e após a oração inicial, foi partilhado pelos cursistas novos os testemunhos do seu 4º dia, ainda curto, mas muito vividos. E que riqueza de testemunhos!
Testemunhos de como se sentem e de como os sentiram, tais como: “Mais forte”; “Mais Calma”; ”Sinto Deus ao pé de mim”; Sinto-me enriquecido pelo amor que tenho a Deus e quero seguir Jesus”; “A diferença, fez fazer pazes com o passado”; Ver as coisas de outra maneira, faz bem a nós e aos outros”; Feliz, o reencontro com Jesus, a vida tem sentido junto ao sacrário, a oração pelos outros….uma procura de Deus”; Fiquei com o coração em fogo”; “Saber aproveitar o amor de Deus e conversar com Ele”; Nós mudamos”; “Vi a beleza ao meu redor, embora tudo fosse igual, tudo estava mais belo”; “Foi como subir ao Monte Tabor e depois como Pedro não querer descer”; “Não estamos sozinhos”.
Depois também os que há mais tempo vivem o seu 4º dia, falaram da força que vem de Deus.
Numa tarde em que reinou a alegria do reencontro, sentimos que saímos de lá com a certeza tudo é possível quando ouvimos, partilhamos e tudo com a Graça de Deus, pois ser Cristão não é estar parado.
Que com Cristo tudo vencemos e que Cristo e Eu Maioria Absoluta.
De Colores
Fernanda Aragão, in Voz de Lamego, ano 90/14, n.º 4549, 3 de março de 2020