“Antes de mais, quero dizer a cada um a primeira verdade :«Deus ama-te.» Se já o escutaste, não importa, eu quero recordar-to: Deus ama-te. Nunca o duvides, suceda o que te suceder na vida. Em qualquer circunstância, tu és infinitamente amado.”
Papa Francisco, Cristo Vive 112
No dia 29 de fevereiro de 2020, decorreu o "ALIVE 1.0/3 - Cristo vive e quer-te vivo", em Moimenta da Beira. Contou com a presença alegre de algumas dezenas de jovens, de diferentes zonas pastorais da diocese.
Este tipo de encontros são sempre momentos enriquecedores de partilha e este não podia deixar de o ser. O foco principal foi o livro do Papa Francisco “Cristo Vive”, que corresponde à 4ª Exortação Apostólica aos Jovens e a todo o Povo de Deus.
O Departamento Diocesano da Pastoral de Jovens de Lamego viu neste livro o enorme amor e respeito que o Papa Francisco tem pelos jovens de todo o Mundo e quis oferecer esta prenda tão especial aos seus jovens, editando, no mesmo, algumas questões, desafios, curiosidades, cânticos, tornando-o ainda mais especial!
Num primeiro momento do dia, foi-nos dada a oportunidade de saber como surgiu este livro e todos os passos que foram dados até à sua publicação. Num segundo momento, ouvimos um testemunho bastante interpelante e, em seguida, foram efetuadas dinâmicas por equipa, para incentivar o debate sobre o entendimento que os jovens das diferentes zonas pastorais tinham sobre alguns temas apresentados.
Seguiu-se o almoço partilhado, onde se conviveu com muita boa disposição e boa comida.
Da parte da tarde, realizaram-se várias atividades, alguns testemunhos e tivemos a oportunidade de ouvir e aprender o Hino Alive: "Ele Vive", também baseado no tema da Jornada Diocesana da Juventude deste ano, “Jovem, eu te digo levanta-te”, que se irá realizar em terras montemuranas, na Paróquia de Gosende, em plena Serra do Montemuro.
Por último, foi-nos lançado o seguinte desafio: que este livro não fique arrumado numa gaveta ou a ganhar pó numa prateleira, mas que o tenhamos sempre por perto e que façamos vida das palavras do nosso querido Papa Francisco e ainda que digamos sem medo ou vergonha que ELE VIVE, pois é nisso que nós jovens acreditamos e vamos gritá-lo ao Mundo!
Dina Pereira,
Luz do Montemuro – Grupo de Jovens das Paróquias de Gosende e Feirão
in Voz de Lamego, ano 90/14, n.º 4549, 3 de março de 2020