Visita Pastoral de D. António à paróquia de Pereiros

No passado dia 23 de Fevereiro de 2020, a Paróquia do Santíssimo Salvador de Pereiros esteve em festa. De coração aberto e alma permeável ao enriquecimento espiritual, aguardou a comunidade o nosso bispo, Sua Excelência Reverendíssima, D. António Couto, que de entre a floração abundante dos ramos de amendoeira chegara ao Nicho de N.ª Sr.ª de Fátima.

Acompanhada pela mãe do céu, recebeu a comunidade de Pereiros o seu pastor. O som das palmas que se espalhava por aquele pequeno vale, encontraram nas palavras de receção de Paulo Bito o aconchego perfeito para o início de um dia de singular vivência espiritual.

Em procissão, seguiu o Senhor Bispo acompanhado pela comunidade, o Senhor Padre Manuel Abrunhosa, o Conselho Económico, as senhoras Lídia Sobral e Susana Fernandes e os senhores Avelino Sobral e Francisco Sobral, os Senhores Vereadores, José Luís Rodrigues e Vítor Sobral, e o executivo da União das Freguesias, os Senhores António Costa, Paulo Bito e António Botto, até à Igreja Matriz. Ali, numa celebração superiormente animada pelos “Bagos de Deus”, encontrou aquela pequena porção do povo de Deus, coadjuvada pelas palavras sapientes do Senhor Bispo, o verdadeiro sentido de comunidade que vive a fé, a testemunha e a reitera pelas respostas convictas dadas à sua confirmação.

Após aquele ponto alto do dia, num ambiente muito fraterno, como de uma comunidade paulina se tratasse, partilhou-se o alimento que as famílias amavelmente acautelaram e a União de Freguesias proveu.

À volta dos produtos da terra, coroados com um bolo onde poderia ler-se “vejo um ramo de amendoeira”, privou o Senhor Bispo com a sua comunidade, que com singular agrado o auscultava.

Fazer referência, que sedenta de beber a fé que a fonte do seu pastor transporta e cede, com igual postura a comunidade já havia recebido Sua Excelência Reverendíssima no anterior dia 19 de Fevereiro. Naquele dia fez-se a visita às capelas e ao cemitério, onde grande número de pessoas oraram com o Senhor Bispo pelos seus entes queridos. De seguida tiveram a honra os nossos doentes de receber a palavra amiga do seu pastor.

Para finalizar, a comunidade acompanhou o Senhor Bispo à Associação dos Amigos de Pereiros, onde foi recebido pelo seu Presidente, Senhor Alberto Silva Fernandes, que explicou os singulares princípios com que aquela coletividade foi criada e a obra realizada. Na sua intervenção, o Senhor Bispo valorizou a sua existência como polo de dinamização da comunidade.

Muito mais poder-se-ia noticiar destes dois dias de visita de Sua Excelência Reverendíssima, porém, pela circunstância e contexto fica aqui um breve registo que aponta para uma marca maior e indelével, aquela que ficou no coração de cada pereirense.

Vítor Sobral, in Voz de Lamego, ano 90/15, n.º 4550, 10 de março de 2020