Previous Next

Entrevista da Agência Ecclesia ao DDPJ Lamego

1 – Quanto à música "ELE VIVE": “Cristo vive em mim! Cristo vive em ti! Cristo vive em nós!” Qual a importância e simbolismo desta música nos dias de confinamento e porquê divulga-la no dia de Páscoa? Como foi feita a gravação de vozes?

Este Videoclipe faz parte de um projeto pensado pela Equipa DDPJ desde o início do Ano Pastoral. Quando decidimos preparar várias atividades relacionadas com a Exortação Apostólica “Cristo Vive”, consideramos que seria oportuno apresentarmos uma proposta musical que servisse de “Hino” nos vários encontros ALIVE e também na nossa JDJ 2020.
A música original (Alive Again) já existia e, sendo conhecida por vários jovens da nossa diocese, achamos que seria bom criar uma versão em Português, tendo por base as temáticas apresentadas na “Cristo Vive”. Deste modo, a letra está diretamente ligada com o tema deste Ano Pastoral ("Jovem, eu te digo, levanta-te" Lc 7,14) e com os vários capítulos da Exortação Apostólica, por exemplo: “Quantas vezes não perguntaste se a Palavra que ouviste até aqui, falava para ti?” (Capítulo primeiro: O que diz a Palavra de Deus sobre os jovens); “Não te esqueças de onde vens, que o teu passado é o que te faz num futuro mais capaz. (Capítulo sexto: Jovens com raízes).
Ao longo dos últimos meses, nas várias atividades, fomos ensinando aos jovens esta música e, em segredo, tratamos da edição de áudio e da gravação das vozes. Queríamos preparar um videoclipe e fazer uma surpresa aos jovens, permitindo que todos pudessem saborear em suas casas aquela mensagem audiovisual. Mal imaginávamos que, entretanto, os jovens teriam de ficar obrigatoriamente em casa e que este videoclipe seria partilhado neste período de isolamento social. Neste contexto, depois de procedermos à edição do vídeo, entendemos que o Domingo de Páscoa era o dia mais indicado para partilharmos esta surpresa. Podemos dizer que, em certa medida, este videoclipe foi a mensagem pascal da Equipa DDPJ para todos os jovens da nossa diocese e para todos aqueles que nos acompanham através das nossas redes sociais. ELE VIVE… é a Boa Notícia pascal.


2 - Como é que o Departamento Diocesano da Pastoral de Jovens de Lamego tem reunido e acompanhado a juventude atualmente? Como está o ânimo dos jovens?


Sendo impossível promover o ajuntamento “real” dos jovens e tendo de cancelar forçosamente algumas das atividades previstas (como o Festival Diocesano da Canção), temos aproveitado os meios digitais para promover um ambiente de acompanhamento, oração, formação e convívio.
Perante a situação atual, temos disponibilizado no Facebook, no Instagram e no e-mail, alguns conteúdos que fazem parte de um projeto que chamamos “Hope At Home”. Continuando enraizados no grande objetivo que tínhamos para este Ano Pastoral (estudar, divulgar, rezar e implementar a Exortação Apostólica “Cristo Vive”), temos publicado várias imagens, vídeos e textos que ajudem os jovens a caminhar orientados pelas palavras do Papa Francisco. Ainda no passado dia 10 de abril, sexta-feira Santa, pelas 15h00 da tarde, preparámos um tempo de oração para todos os jovens da diocese e meditámos nos números 118-123.
Sem cair em exageros, também vamos partilhando outros materiais oportunos, as publicações do DNPJ, etc.
De um modo geral, sentimos que os jovens estão animados! Obviamente, não escondem que estão preocupados com esta situação e que desejam reunir-se o mais rapidamente possível uns com os outros e com as comunidades, mas, acima de tudo, sentimos um crescimento da motivação juvenil no que diz respeito à vivência da fé. De facto, notamos que vários grupos e movimentos, estão a dar asas à imaginação e a brindar-nos com propostas muito originais: reúnem digitalmente, promovem momentos de oração, lançam desafios, preparam vídeos e transparecem claramente a união espiritual e humana que está para além daquilo que nos aparece nos ecrãs do telemóvel ou do computador.

3 - Como está a ser pensado o final do ano pastoral para a juventude em Lamego, com estas incertezas que planos têm?

O futuro é verdadeiramente incerto e não queremos precipitar-nos nem produzir falsas expectativas. De acordo com as indicações Diocesanas e da DGS temos cancelado as atividades previstas proximamente. Por outro lado, a falta de informação minimamente estável quanto aos próximos tempos, impede-nos de divulgar outras atividades que já estavam pensadas lá mais para a frente. Por enquanto, conscientes da realidade, vamos estando atentos e tomando as decisões necessárias.
Uma coisa é certa: até ao final do ano pastoral, não vamos cruzar os braços! Vamos explorar novas possibilidades e, em Equipa DDPJ e com o nosso Bispo, repensaremos as atividades previstas no plano pastoral.


in Voz de Lamego, ano 90/21, n.º 4556, 21 de abril de 2020

A acontecer...

Seg. Ter. Qua. Qui. Sex. Sáb. Dom.
1
2
3
4
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31

Pesquisar

Redes Sociais

Fale Connosco

  254 612 147

  curia@diocese-lamego.pt

  Rua das Cortes nº2, 5100-132 Lamego.

Contacte-nos

Rua das Cortes, n2, 5100-132 Lamego

 254 612 147

 curia@diocese-lamego.pt

 254 612 147