Fazer da vida um remoinho do vento do Espírito, para levar todos à unidade, onde o centro é Cristo, foi o mote da homilia de D. António Couto na celebração eucarística com a admissão às ordens sacras dos seminaristas Tiago Machado e Eduardo Leal e a instituição no ministério laical de acólito do seminarista João Pereira.
Na celebração, que encontrou lugar na capela do Paço Episcopal, no dia 28 de maio, em moldes mais contidos que o habitual, exigidos pelo tempo pandémico que estamos a viver.
O prelado apelou aos presentes (seminaristas, sacerdotes e religiosas) para seguirem o exemplo de Filipe, que «evangelizou Jesus» ao eunuco etíope, levando a alegria do Ressuscitado a todos. Meditando a liturgia da Palavra do dia, pediu ainda que se cultive nos corações o desejo de Paulo em levar todos à unidade em Cristo, pelo qual, aliás, deu a sua própria vida até à morte. Ainda que com uma assembleia reduzida, para salvaguardar o distanciamento social, foram muitos os que se uniram na oração de graças pelas vocações dos três jovens que deram mais este passo na sua caminhada em direção ao presbiterado. Entre esses benfeitores estão as famílias dos três seminaristas, os membros das equipas formadoras e colegas dos
Seminários, as monjas dominicanas, sacerdotes e fiéis leigos que manifestaram o seu afeto e dedicaram as suas orações.
João Pereira, Seminarista do VI Ano, in Voz de Lamego, ano 90/27, n.º 4562, 2 de junho de 2020