A Excelentíssimo Senhor Iván Duque Márquez
Presidente da República da Colômbia
Tenho o prazer de cumprimentar-vos, organizadores e participantes do Dia Mundial do Meio Ambiente, que seria realizado pessoalmente este ano em Bogotá, mas por causa da pandemia de Covid-19 será realizada virtualmente. Esta situação desafiadora lembra-nos que, diante da adversidade, novos caminhos sempre se abrem para nos unirmos como uma grande família humana.
A proteção do meio ambiente e o respeito pela biodiversidade do planeta são questões que nos afetam a todos. Não podemos fingir ser saudáveis num mundo doente. As feridas infligidas à nossa mãe terra são feridas que também sangram em nós. Cuidar de ecossistemas exige um olhar para o futuro, que não se preocupe apenas com o momento imediato ou que busque um lucro rápido e fácil, mas que se preocupe com a vida e que busque a sua preservação para o benefício de todos.
A nossa atitude em relação ao estado atual do nosso planeta deve-nos realmente preocupar e testemunhar a gravidade da situação. Não podemos permanecer calados diante do clamor quando percebemos os custos muito altos da destruição e exploração do ecossistema. Não é hora de continuar a olhar para o outro lado, indiferente aos sinais de que nosso planeta está sendo saqueado e violado pela ganância do lucro, muitas vezes em nome do progresso. Temos a oportunidade de reverter o rumo, de nos comprometermos com um mundo melhor e mais saudável e transmiti-lo às gerações futuras. Tudo depende de nós, se realmente queremos.
Recentemente, comemorámos o quinto aniversário da Carta Encíclica Laudato Si ' , que chamou a atenção para o grito que a mãe terra nos levanta. Gostaria também de convidar-vos, a todos, a participar do Ano Especial que anunciei para refletir à luz desse documento e, juntos, nos comprometermos com o cuidado e a proteção de nosso lar comum e dos nossos irmãos mais vulneráveis e marginalizados.
Encorajo-vos nesta tarefa que está diante de vós. Espero que as vossas deliberações e conclusões sempre promovam a construção de um mundo cada vez mais habitável e de uma sociedade mais humana, onde todos nós tenhamos um lugar e ninguém fique para trás.
Peço-lhe, por favor, que ore por mim. Que Jesus te abençoe e a Virgem Maria cuide de ti.
Do Vaticano, 5 de junho de 2020