O dia 10 de junho é uma data histórica em Portugal. Na Lapa este dia marca a primeira grande romaria nacional. Contudo, este ano, e por força das limitações impostas pelas Covid-19, a Lapa suspendeu a Novena preparatória e a Peregrinação mas abriu as portas da Igreja e celebrou a Eucaristia com notável sentido religioso e muita emoção.
Cumprindo as orientações da Direção Geral de Saúde, o Santuário limitou os lugares sentados no interior e criou as condições para que a missa fosse ouvida no exterior pelos fiéis que, aproveitando as sombras do Colégio, cumpriram o seu desejo de participar no momento celebrativo.
Mas mesmo neste momento de particulares limitações, a Lapa continua a ser um ponto de encontro, de convívio, de partilha. A pé e de bicicleta, ao longo das estradas de acesso ao Santuário, pequenos grupos chegaram durante toda a manhã à Lapa, como que confirmando que a história e a tradição deste lugar sagrado são parte essencial da identidade portuguesa que hoje, 10 de junho, é festejada no nosso País.
Paulo Pinto, in Voz de Lamego, ano 90/29, n.º 4564, 16 de junho de 2020