Bodas de Ouro Sacerdotais do Pe. Alberto Sousa

Magueija organizou, de maneira surpresa, uma singela homenagem para felicitar o Sr. Padre Alberto Sousa pelos 50 anos de vocação sacerdotal. A presença do Sr. Bispo solenizou a Eucaristia de ação de graças. Uma simples recordação, um delicioso bolo partido e partilhado, acompanhado por um espumante da região, uniu na amizade e na fraternidade o povo agradecido pela vida e missão do Padre Alberto. Os parabéns ao homenageado estenderam-se a quem organizou e preparou a festa, com especial destaque para o grupo coral que, embora parco de elementos, muito encantou com a sua brilhante atuação.
Enquanto pároco dirigi umas palavras de homenagem e gratidão que aqui deixo em jeito de partilha.

“Tínhamos de fazer uma festa e alegrar-nos!” (Lc 15, 32). Obviamente que não é no sentido do filho pródigo, mas no sentido do amigo que é filho amado desta pequena, mas encantadora, terra de Magueija.
Depois do confinamento a que fomos forçados e na continuidade dos tempos pandémicos, que nunca mais são dados por terminados, com a falta da diversão, que é própria das festas do verão, mas na alegria do encontro terno, não podíamos deixar passar esta data sem uma homenagem, ainda que singela, ao nosso mui querido Padre Alberto.

Temos consciência que o fator surpresa deste momento não preenche o vazio de uma merecida festa que a todos congregasse, numa alegria abundante e contagiante como é, aliás, apanágio do nosso homenageado.
Os Padres Sousa, irmãos e Jesuítas são uma referência nesta comunidade e enchem de orgulho um povo que os viu nascer e crescer, por eles reza e com eles celebra as maravilhas de Deus.

Há 4 anos celebrávamos as Bodas de Ouro do Padre José Augusto Sousa, o irmão mais velho. Foi um dia belo na vivência da gratidão pela vida e pela vocação, pelo testemunho e pela missão.

Este mesmo sentimento nos acompanha dia a dia e reforça-se hoje em redobrada alegria pelas bodas de Ouro do Irmão mais novo, P. Alberto Sousa. São 50 anos de vida sacerdotal, de vida missionária. É mais uma vida dedicada a uma causa nobre e superior. Uma causa que ele cuida com mestria, alegria e amor.

Quem não tem bem gravado na memória aquelas valentes gargalhadas do P. Alberto?! Quem não tem por ele um carinho especial?! Todos o temos como bom companheiro e excelente conselheiro, sempre presente nos momentos solenes desta comunidade, sempre disponível para estar e para ajudar.

Padre Alberto, alegramo-nos consigo. Padre Alberto, alegramo-nos por si. Que Deus lhe conceda saúde abundante e a força necessária para continuar presente nas vidas desta sua família de sangue que tanto o ama e desta sua terra que tanto o estima. Parabéns!

Pe. Hermínio Lopes, in Voz de Lamego, ano 90/37, n.º 4572, 25 de agosto de 2020