Previous Next

Bodas de Ouro Sacerdotais Padre Manuel Adelino Ramos Abrunhosa

A Comunidade Paroquial de Poço do Canto vestiu-se de festa este domingo, com a celebração das Bodas de Ouro de Ordenação Sacerdotal do Padre Manuel Abrunhosa.

O Pe. Manuel, filho desta terra, situada no Alto Douro, foi ordenado no dia 23 de agosto de 1970, nesta mesma igreja paroquial.

O seu itinerário pastoral como sacerdote passa por Penela da Beira, Trevões e Várzeas. Entretanto, 9 meses depois, confiaram-lhe a paróquia de Espinhosa. Passados 9 anos de paroquialidades nestas comunidades, emigrou para França, onde prestou assistência religiosa como capelão, aos emigrantes portugueses. Durante os 4 anos permanência nesta missão, frequentou, na Universidade Católica, o Curso de Ciência Bíblicas.

Ao regressar de França, integra equipa sacerdotal, na Paróquia de Santa Maria Maior de Almacave em Lamego, durante 6 anos, juntamente com Cónego Afonso e Cónego Simão.
Em 1988, toma posse de Moimenta da Beira e de seguida Cabaços, onde permanece. Todavia, 27 anos depois confiam-lhe as mais recentes paróquias de Vilarouco, Valongo dos Azeites e Pereiros.

Para assinalar esta efeméride, foi agenda uma Eucaristia, pelas 18 horas na igreja matriz, na qual estiveram presentes sacerdotes, autoridades civis, familiares, amigos e conterrâneos.
A eucaristia de ação de graças pela vida sacerdotal deste nosso irmão sacerdote, foi presidida pelo Cón. Joaquim Rebelo, Vigário Geral da nossa Diocese de Lamego.

Na admonição inicial, toma a palavra o nosso jubilado. Num primeiro ponto cumprimenta todos os presentes e coloca sobre o altar as suas intenções de ação de graças.
De seguida, manifesta a “gratidão” pela vida destes 50 anos como sacerdote nas comunidades que lhe foram confiadas e quanto contribuíram para que o seu caminho cruzasse com a vocação que manifestou desde tenra idade, começando pela família e passando pelos professores, párocos, colegas de seminário, bispos e comunidades onde esteve envolvido.
Por fim, agradece a presença de quantos estão na celebração e outros que devido a situações de saúde e das condições pandémicas que vivemos, não puderam estar, mas que permanecem unidos na oração e amizade.

A homilia ficou a cargo do presidente da celebração, refletindo sobre as leituras do dia e ressaltando algumas características como pessoa e sacerdote do padre Manuel, destacando o seu cuidado aos doentes, alegria, frontalidade, seriedade, fidelidade e disponibilidade.
No término da mesma, agradece todo serviço, dedicação e entrega à diocese e fraternidade sacerdotal.
Em pós-comunhão, Conceição Pinto, conterrânea e familiar do anfitrião, recua no tempo, apresentando em traços gerais o crescimento vocacional do Pe. Manuel, bem como, recordou alguns dos momentos de preparação e vivências da sua ordenação sacerdotal.

No final da celebração, a paróquia, as autoridades civis e outros, quiseram homenagear o Pe. Manuel oferecendo algumas lembranças como sinal de gratidão e amizade. Neste gesto uniu-se o presidente da celebração, lendo a bênção apostólica enviada pelo Papa Francisco.

Após a cerimónia houve ainda lugar a um convívio simples, com sacerdotes, autoridades civis e conselho económico.

Ao Senhor Padre Manuel Abrunhosa desejo fecundo ministério sacerdotal e que continue a sua ação pastoral marcada pelo amor que Cristo tem por cada homem.


Pe. Filipe Rosa, in Voz de Lamego, ano 90/37, n.º 4572, 25 de agosto de 2020

A acontecer...

Seg. Ter. Qua. Qui. Sex. Sáb. Dom.
1
2
3
4
5
6

Pesquisar

Redes Sociais

Fale Connosco

  254 612 147

  curia@diocese-lamego.pt

  Rua das Cortes nº2, 5100-132 Lamego.

Contacte-nos

Rua das Cortes, n2, 5100-132 Lamego

 254 612 147

 curia@diocese-lamego.pt

 254 612 147