Previous Next

Paróquia de Monteiras em Festa - Dedicação de Altar

No passado sábado, dia 29 de agosto, memória litúrgica do Martírio São João Baptista, a comunidade paroquial do Divino Espírito Santo de Monteiras, viveu com júbilo o ato da dedicação do altar da capela de São João Batista, situada no lugar da Relva desta paróquia.

Presidiu à celebração sua Excelência Reverendíssima o Senhor D. António José da Rocha Couto, Bispo da Diocese de Lamego. Acorreu um grande número de fiéis, recebendo o senhor Bispo com afeto. Na sua homilia o senhor Bispo pediu a todos que olhassem para este altar e víssemos nele o próprio Cristo, como aparece referido na oração de dedicação, “Seja este altar, para nós, sinal de Cristo, de cujo lado aberto correu sangue e água, nos quais encontram fundamento os sacramentos da Igreja.” e sempre que celebrássemos nesta capela mantivéssemos essa alegria que naquele dia transbordava dos corações dos fiéis.  Requalificada esta capela, viu ser colocado um novo altar de celebração e um retábulo, adornando o espaço que antes se encontrava desprovido de talha. Pretendendo-se com este arranjo e passando pela teologia envolvente do Precursor que aponta o caminho para o “Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo”, surge de forma central no altar da celebração.

Esta comunidade agradeceu a vinda do seu Pastor e para simbolizar a data foi presenteado com uma pequena atuação do rancho folclórico da A.D.C.R. Relvense que ofereceu o bolo e o espumante.


Pe. Valentim Fonseca, in Voz de Lamego, ano 90/38, n.º 4573, 1 de setembro de 2020

A acontecer...

Seg. Ter. Qua. Qui. Sex. Sáb. Dom.

Pesquisar

Redes Sociais

Fale Connosco

  254 612 147

  curia@diocese-lamego.pt

  Rua das Cortes nº2, 5100-132 Lamego.

Contacte-nos

Rua das Cortes, n2, 5100-132 Lamego

 254 612 147

 curia@diocese-lamego.pt

 254 612 147