Previous Next

Bodas de Ouro Sacerdotais em Moimenta da Beira

Os acontecimentos importantes da vida de uns, vão marcando e tornando mais feliz a vida de outros. As datas comemorativas trazem à memória pedaços de história que dão significado ao presente e tornam mais promissor o futuro.
No passado dia 30 de agosto, domingo, a paróquia de São João Baptista de Moimenta da Beira viveu um desses momentos celebrativos, numa data particularmente importante, para um dos seus párocos.

O Padre Manuel Adelino Ramos Abrunhosa completou no pretérito dia 23 de agosto, 50 anos de vida sacerdotal. Efeméride celebrada nesse mesmo dia, na sua terra natal, o lugar da sua ordenação presbiteral. Oito dias depois, quis a paróquia de Moimenta da Beira assinalar o mesmo acontecimento. Esta paróquia, que ele serve há já 32 anos, quis preparar e celebrar uma Eucaristia, para agradecer a Deus o dom do seu sacerdócio e tantos dons que por ele foram dispensados a esta comunidade, e agradecer ao jubilado pela sua dedicação e solicitude pastoral ao longo de tantos anos.

Dados os condicionalismos a que estamos sujeitos impostos pela atual pandemia, o lugar escolhido para a celebração eucarística foi o Estádio Municipal desta vila. Foi montado um palco de grande dimensão voltado para a bancada do estádio. Foi criado, nesse palco, um espaço litúrgico digno para a celebração eucarística e foram dispostas condições de distanciamento nas bancadas para que o grande número de pessoas presente pudessem estar em segurança.

A Eucaristia foi celebrada já no final do dia, pelas 18h. Presidiu à celebração o Vigário Geral da diocese de Lamego, Monsenhor Joaquim Dias Rebelo que nesse dia completava os seus 80 anos de vida. O senhor Vigário Geral, tornando presente o D. António Couto, e percorrendo o curso de vida sacerdotal do Padre Manuel Abrunhosa, deixou um agradecimento reconhecido ao sacerdote pela sua dedicada missão às paróquias onde foi chamado a servir ao longo dos últimos 50 anos. Em sinal da comunhão sacerdotal que une os presbíteros, quiseram associar-se a esta mesma celebração cerca de uma dúzia de padres, do arciprestado de Moimenta da Beira – Sernancelhe – Tabuaço.

Em gesto de agradecimento também a paróquia lhe quis ofertar dois presentes simples: uma estola alusiva às bodas de ouro sacerdotais e um quadro, com uma pintura do seu busto e da igreja matriz de Moimenta da Beira. O mesmo gesto de reconhecimento quiseram ter outras instituições da vila, às quais serviu e serve, ou com quem trabalhou e trabalha. A saber: a Santa Casa da Misericórdia, os Bombeiro Voluntários, a Junta de Freguesia, o Clube de Desporto e Recreio e a Câmara Municipal.

Que Deus continue a iluminar e a fortalecer o ministério sacerdotal do Padre Manuel Abrunhosa, e a vida daqueles que ele tão dedicadamente serve.

Pe. Diamantino Alvaíde, in Voz de Lamego, ano 90/38, n.º 4573, 1 de setembro de 2020

A acontecer...

Seg. Ter. Qua. Qui. Sex. Sáb. Dom.

Pesquisar

Redes Sociais

Fale Connosco

  254 612 147

  curia@diocese-lamego.pt

  Rua das Cortes nº2, 5100-132 Lamego.

Contacte-nos

Rua das Cortes, n2, 5100-132 Lamego

 254 612 147

 curia@diocese-lamego.pt

 254 612 147