Previous Next

Bodas de Ouro Sacerdotais do Pe. Manuel Abrunhosa em Cabaços

O ano jubilar continua. A festa permanece. A alegria mantém-se. O louvor nunca se esgota. O que por aqui termina são as celebrações de maior dimensão. A paróquia de Cabaços fechou, no passado domingo, dia 6 de setembro, o ciclo das comemorações das Bodas de Ouro Sacerdotais do Padre Manuel Adelino Ramos Abrunhosa.

O lugar escolhido para a festa foi o Santuário de São Torcato. Um espaço de beleza única, situado no cimo do monte sobranceiro à povoação de Cabaços. Por ser um recinto de romaria, tem permanentemente preparado um espaço de celebração campal, que permitiu, neste contexto de pandemia, a realização da festa dos 50 anos de sacerdócio do Padre Manuel Abrunhosa, com todas as medidas de distanciamento e de arejamento aconselhadas.

Antecederam a festa algumas dias e horas de intenso trabalho e dedicação. Tanto na preparação do espaço, com limpezas e ornamentações necessárias. Como na preparação da liturgia. Muitos se comprometeram nestas tarefas e todos se aguentaram alegremente a realiza-las com carinho e esmero. Tudo estava preparado à hora marcada.

O povo foi subindo ao Santuário durante a tarde. Os convidados foram chegando aos poucos. Os intervenientes na cerimónia assumiram os seus postos. Já declinava a tarde quando a festa começou. Eram 17h00 quando se iniciou a celebração Eucarística. Estavam presentes alguns representantes do poder autárquico local. Quiseram concelebrar alguns sacerdotes do Arciprestado de Moimenta da Beira – Sernancelhe – Tabuaço. Presidiu à Eucaristia, em representação da Diocese, o vice-arcipreste Padre Jorge Giroto.  

Ao início da celebração, foram dirigidas ao anfitrião algumas palavras de agradecimento pelos seus 50 anos de entrega à Igreja, e pelos 32 anos incansável e dedicado serviço ao povo de Cabaços. Nesse momento, a paróquia, através da comparticipação de todos os cabacenses, quis ofertar ao Padre Manuel uma alva e um paramento, que ele vestiu e usou durante a celebração. A Eucaristia decorreu em tom muito festivo e alegre. Vivida de forma intensa e centrada no essencial. No final, o Padre Manuel Abrunhosa, foi ainda brindado com mais alguns presentes. A Junta de Freguesia de Cabaços ofereceu-lhe uma medalha da freguesia e uma imagem em prata, da Mãe de Jesus. A paróquia ofereceu-lhe um álbum de fotografias suas, ao serviço da comunidade, e um quadro alusivo ao ramalhete espiritual que foi feito nas últimas semanas.

O Padre Manuel tomou a palavra para agradecer todos os gestos de carinho ao longo da celebração e todos os presentes que lhe ofertaram. Depois fez uma alusão ao seu passado e, em tom de agradecimento, foi mencionando as instituições que o ajudaram a formar como pessoa e como padre, as paróquias por onde passou e onde se encontra, a sua permanência em França e deixou entrever os desafios que ainda espera para o futuro.

Depois de terminada a Eucaristia, por motivos de precaução e de garantia da saúde pública, não se realizou o lanche convívio que estava previsto para todos os presentes.

 

Pe. Diamantino Alvaíde, in Voz de Lamego, ano 90/39, n.º 4574, 8 de setembro de 2020

A acontecer...

Seg. Ter. Qua. Qui. Sex. Sáb. Dom.
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30

Pesquisar

Redes Sociais

Fale Connosco

  254 612 147

  curia@diocese-lamego.pt

  Rua das Cortes nº2, 5100-132 Lamego.

Contacte-nos

Rua das Cortes, n2, 5100-132 Lamego

 254 612 147

 curia@diocese-lamego.pt

 254 612 147