No passado dia 21 de novembro de 2020, realizou-se na Igreja Catedral de Lamego a ordenação diaconal do eleito João Miguel Pereira, natural de Freigil do concelho de Resende.
A ordenação contou com a presença do Senhor Bispo de Lamego, D. António Couto, que presidiu a esta celebração, estando também presente o seminário interdiocesano de S. José de Braga e claro, como não podia deixar de ser, o grupo coral que cantou e encantou a celebração. Devido a esta epidemia do covid 19 a assembleia contou com a presença de um número reduzido de fiéis e sacerdotes de forma presencial, mas que de certeza estiveram presentes em oração.
Terminada a celebração realizou-se o almoço no seminário de Lamego contando com a presença da família do João Pereira. Desejamos ao nosso novo diácono as maiores felicidades nesta nova etapa da sua vida, que agarre com amor e alegria esta vida de dedicação ao povo de Deus.
Tiago Fonseca (seminarista)
Admonição Inicial:
«Deí-vos o exemplo para que, assim como Eu vos fiz, o façais vós também». (Jo 13, 15)
Exulta de alegria, Igreja de Lamego, porque o Senhor teu Deus te visita e te oferece graciosos presentes.
Hoje esta porção de terra habitada por Deus acolhe com júbilo o Dom da vida, acolhida, amada e entregue: a vida do João Miguel Pereira, que se oferece ao Senhor do Tempo e da Eternidade, para servir na Sua vinha.
O João Miguel Pereira nasceu no dia 26 de dezembro de 1996, foi batizado no dia 2 de março de 1997 em Santa Maria de Freigil, terra natal, pelo padre Abel Rodrigues da Costa, seu atual pároco. É o segundo filho de Ernesto Pereira e de Maria Lúcia Rodrigues Pereira.
O João Pereira fez o seu discernimento vocacional, no Seminário de Jesus, Maria e Ana de Lamego e no Seminário Interdiocesano de São José, em Braga. Fez os estudos filosófico-teológicos na Faculdade de Teologia da Universidade Católica Portuguesa, pólo de Braga.
Atualmente está a realizar o seu estágio pastoral, com a equipa sacerdotal dos padres Carlos e Francisco, nas paróquias de São Miguel de Antas, Santa Cruz de Beselga, São Tiago de Ourozinho, São João Baptista de Prova, Nossa Senhora do Pranto de Aveloso e São João Baptista de Sernancelhe.
João, contempla o Mestre e Senhor, para que, assim como Ele fez, tu o faças também. Fazemos eco do teu ser dizendo «Tomai, Senhor, porque é vosso. Aceitai, que eu vo-lo dou, quanto tenho e quanto posso, quanto valho e quanto sou».
Pedimos à Mãe de Deus, a Senhora dos Remédios, que te leve ao colo e apresente a seu Filho Jesus Cristo. Agradecemos a Deus o teu Sim: que ele cresça na escuta da Palavra e no serviço ao Pobre.
P. Bráulio Félix
in Voz de Lamego, ano 91/03, n.º 4585, 24 de novembro de 2020