No passado dia 22 de outubro, o Seminário de Lamego encontrou-se em recoleção mensal intitulada a “Santidade” da Exortação Apostólica “Gaudete et exsultate” do Sumo Pontífice Papa Francisco.
O nosso diretor espiritual, o Reverendo padre Aniceto Morgado, desafiou-nos a entrar em profundidade no pensamento teológico, espiritual, pastoral do Papa Francisco. Tendo com plano de fundo os principais temas da Exortação papal que nos chama todos à santidade universal, fazendo ressoar em nós o chamamento à santidade, indicando os seus ricos, desafios e oportunidades no mundo contemporâneo. O Papa explica que a santidade não é uma chamada para poucos, mas um caminho para todos. “O Senhor pede tudo e, em troca, oferece a vida verdadeira, a felicidade para a qual fomos criados. Quer que sejamos santos e espera que não nos resignemos com uma vida medíocre, superficial e indecisa”.
O nosso diretor espiritual desafiou-nos também a não termos medo de sermos santos num mundo atual cheio de peripécias e medos, que por vezes colocam em estado de emergência a nossa fé. Nem sempre podemos confiar só nas nossas próprias forças, pois, Deus revela-se na fragilidade humana para operar a sua obra de redenção e salvação, como exorta muitas vezes o Papa Francisco o nome de Deus é Misericórdia. Em suma, nós os seminaristas chegamos à conclusão que a chave de todo o caminho de santidade exige humildade, sem egocentrismo, muita coragem, e uma alegria que brota do Evangelho e, que para nós Deus é sempre novidade, Nesta recoleção apreendemos a importância da santidade na vida em comunidade, pois, exige de cada um dos seminaristas oração e caridade no nosso discernimento vocacional e como figura Maior a Virgem Maria.
Tiago Sequeira, seminarista do 10º ano,
in Voz de Lamego, ano 91/03, n.º 4585, 24 de novembro de 2020