No passado fim de semana, 21 e 22 de novembro, eu e o Pe. Luís Rafael, membros da equipa do DDPJ Lamego, estivemos em Roma em representação dos jovens da nossa Diocese, na passagem dos símbolos da Jornada Mundial da Juventude (JMJ), uma vez que a próxima se realizará em Lisboa em 2023. Também nos dias 18 a 21 de novembro decorreu uma Conferência online intitulada “From Panama to Lisbon - Called to Missionary Synodality”, estando presentes líderes da pastoral juvenil e de conferências episcopais de todo o mundo, participando também a Catarina Duarte, membro da equipa do DDPJ.
A passagem dos símbolos decorreu no final da Missa da Solenidade de Cristo Rei, presidida pelo Papa Francisco, na Basílica de São Pedro. Na homília o Papa fez-nos um apelo especial: “Queridos jovens não renunciemos aos grandes sonhos. (...) Não fomos feitos para sonhar os feriados ou o fim de semana, mas para realizar os sonhos de Deus neste mundo”. No fim da celebração o Papa Francisco anunciou ainda que, a partir do próximo ano, a celebração diocesana da JMJ será transferida do Domingo de Ramos para o Domingo de Cristo Rei.
Os símbolos da JMJ são constituídos pela Cruz Peregrina e pelo ícone de Maria “‘Salus Populi Romani”. A Cruz Peregrina foi entregue aos jovens do mundo inteiro, pelo Papa João Paulo II em 1984: "Queridos jovens, ao final do Ano Santo confio-vos o sinal deste Ano Jubilar: a Cruz de Cristo! Levem-na ao mundo, como sinal do amor do Senhor Jesus pela humanidade e anunciem a todos, que somente em Cristo morto e ressuscitado há salvação e redenção". Mais tarde, em 2000, o ícone de Maria apareceu pela primeira vez aos cerca de 2 milhões e meio de jovens presentes na XV JMJ em Roma, mas foi apenas em 2003 que o Papa João Paulo II anunciou que, ao lado do Filho, estará também a Mãe: “À delegação vinda da Alemanha entrego o Ícone de Maria. Daqui em diante, junto com a Cruz, ele acompanhará as Jornadas Mundiais da Juventude. Eis a tua Mãe! Será sinal da presença materna de Maria ao lado dos jovens, chamados, como o apóstolo João, a acolhê-la na sua vida”.
Estes símbolos, que nos foram confiados, trazem-nos uma alegria imensa, mas também uma grande responsabilidade: o Caminho de Preparação para a JMJ Lisboa 2023. E este começa agora! Até 2023 diversas atividades de preparação serão propostas, quer pelo DDPJ, quer pelo Comité de Organização Local. Exemplo destas são as duas atividades a realizar já durante o próximo fim de semana (27 e 28 de novembro): o Rise Up e a Missão JMJ.
Desejo que durante o Caminho de Preparação, as últimas palavras que o Santo Padre proferiu na celebração ecoem nos nossos corações: “Queridos jovens, gritai com a vossa vida que Cristo vive, que Cristo reina, que Cristo é o Senhor! Se vos calardes, garanto-vos que gritarão as pedras!”
Eliana Loureiro, Equipa DDPJ Lamego,
in Voz de Lamego, ano 91/03, n.º 4585, 24 de novembro de 2020