O Centro Comunitário de Alvite é uma instituição particular de solidariedade social, de ereção canónica e matriz cristã localizado na paróquia de Santo Amaro de Alvite. Criado em 1994, conta hoje com cerca de 70 utentes, de três respostas sociais, e 33 trabalhadoras.
No passado dia 24 de outubro, sábado, soubemos que tínhamos dois utentes positivos à COVID-19. A notícia, nunca completamente inesperada, apanha-nos sempre de surpresa. Apesar de uma aparente inevitabilidade, o momento em que o icebergue toca no nosso barco cria um verdadeiro tsunami. Alguns dias depois saberíamos que eram 32 os utentes infetados e sete trabalhadoras.
Depois de um período de ansiedade, a tristeza e o sufoco experimentados transformaram-se em maior dedicação e de superação pessoais que muito contribuíram para suportar este período tão difícil.
A resiliência e empenho inexcedíveis dos nossos profissionais de saúde, dr.a Cláudia Melo, enf. Carina Pereira e enf. Telmo Carvalho, bem como da equipa técnica, de todas as auxiliares de ação direta, trabalhadores auxiliares e voluntários fizeram com que o surto não tivesse consequências ainda mais dramáticas. Neste período perdemos duas pessoas que viviam na nossa casa há alguns anos e que muito nos custa ver partir pedaços de nós e reconhecer espaços que não serão nunca ocupados.
Mas é também tempo de profunda gratidão ao olharmos para todos aqueles que, sem olharem à sua fragilidade, superaram mais esta dificuldade, à semelhança do que foi sucedendo ao longo da sua vida, dez dos quais com mais de 90 anos. A sr.a Maria Alberta completou há pouco tempo 100 anos e também ela superou esta doença incrível.
Queremos ainda agradecer de forma muito reconhecida à nossa Câmara Municipal e ao ACES Douro Sul. O presidente José Eduardo esteve sempre connosco na procura de soluções e na disponibilização de todos os recursos que o município tinha ao seu dispor. Não menos importante é a amizade e sentido de pertença que o liga a esta casa e a esta direção. Também a equipa “APLAR” do ACES veio por diversas vezes à nossa instituição e somos muito gratos ao nosso alvitano Rui Clemêncio e ao enf. João. As orientações que nos deram juntamente com as recomendações e acompanhamento do sr. Delegado de saúde, Dr. João Ferreira, foram fundamentais na tomada de decisão. Agradecemos também a todas as outras entidades, instituições, de que salientamos o Centro de Bem-Estar e Repouso da Paróquia de Sever, associações, fornecedores pela sua resposta pronta às nossas necessidades urgentes.
Por fim, queríamos deixar uma palavra a todos os familiares e amigos. O modo como estiveram presentes, compreenderam as nossas dificuldades e confiaram em nós, constitui um estímulo para melhorarmos a cada dia o cuidado e renovarmos o carinho que temos por cada um daqueles que nos confiam.
Pe. Jorge Giroto, in Voz de Lamego, ano 91/03, n.º 4585, 24 de novembro de 2020