A Jornada Mundial da Juventude, que terá lugar em Lisboa em 2023, já começou a fazer mexer os jovens portugueses que estão cada vez mais de olhos postos neste que será um evento que marcará as vidas de todos. Foi assim que nos passados dias 28 e 29 de novembro, fim-de-semana que marcou o início do Advento, os jovens das diversas dioceses foram desafiados a fazer missão, levando esperança e alegria onde quer que estivessem, começando assim a dar expressão ao tema proposto pelo Papa Francisco para a JMJ Lisboa 2023: «Maria levantou e partiu apressadamente (Lc 1, 39)».
Na nossa diocese de Lamego foram vários os grupo que aceitaram o desafio, calçaram as sapatilhas, saíram do sofá e abraçaram esta missão das mais diversas maneiras: dar uma caminhada e recolher o lixo que estava a poluir a natureza; colaborar na comunidade paroquial; fazer animação pelas ruas; preparar uma mensagem de esperança e distribuir pelas caixas do correio; organizar uma recolha de alimentos; entre outros. Ideias não faltaram e cada grupo idealizou formas de levar a esperança e a alegria da JMJ às pessoas das suas paróquias, seguindo as sábias palavras do Papa Francisco «pelo Batismo, também vós, jovens, sois membros vivos da Igreja, e, juntos, temos a missão de levar o Evangelho a todos».
Nós, grupo Almacave Jovem não quisemos ficar de fora deste desafio e, apesar da pandemia em que vivemos, cumprindo todas as medidas de segurança e seguindo as normas da DGS, saímos do sofá e partimos em missão, pelas ruas da nossa cidade de Lamego. Já com as t-shirts oficiais da JMJ Lisboa 2023 vestidas, distribuímos uma pagela pelas caixas de correio, que continha uma mensagem de esperança e alento, numa altura em que é imprescindível aquecer o coração dos mais próximos.
Procedemos também à recolha de lixo que fomos encontrando no chão, ajudando a preservar o meio ambiente e tornando-o mais limpo. A quem não conseguimos chegar, aqui fica a mensagem que espalhámos, para que aqueça também os vossos corações: «Nesta fase de pandemia queremos deixar uma mensagem de esperança e fé. Não há nenhuma situação que, com a ajuda de Deus, não consigamos enfrentar. Juntos, mesmo “separados”, iremos ultrapassar esta tormenta».
Que este seja o início de uma grande caminhada de fé e amor que nos conduzirá à enorme missão de receber no nosso país os jovens de todo o Mundo”.
Almacave Jovem, in Voz de Lamego, ano 91/04, n.º 4586, 2 de dezembro de 2020