O Bispo da Diocese de Lamego, D. António Couto, na manhã do último sábado, 28 de novembro, presidiu a uma missa de sufrágio pelos Irmãos da Santa Casa da Misericórdia de Lamego já falecidos.
A celebração eucarística assinalou, em simultâneo, o 432º aniversário da fundação do Mosteiro das Chagas que foi, no seu tempo, um dos mais relevantes e opulentos do país e haveria de ser encerrado apenas em 1906, por falecimento da última religiosa. Sobreviveu, como local de culto, a Igreja com o mesmo nome, que acolheu este ato religioso, e o espólio que se mantém à guarda do Museu de Lamego.
O Coro desta Santa Casa, acompanhado pelo maestro Joel Valente, também participou neste ato litúrgico, com um reportório eucarístico.
A presença de fiéis na eucaristia em memória dos Irmãos da Misericórdia de Lamego obedeceu às normas de segurança estabelecidas pela Direção-Geral da Saúde e pela Conferência Episcopal Portuguesa, tendo sido obrigatório o uso de máscara e a prévia higienização das mãos. A máscara apenas pode ser retirada no momento da comunhão que é dada na mão. Não se realizou, a saudação tradicional do “gesto da paz”.
RICARDO PEREIRA
Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.