Perante a situação de crise pandémica que atravessamos, com os edifícios abertos, mas com serviços mínimos a funcionar e, com as pessoas em separação social, as bibliotecas públicas defrontam-se com novos desafios, adaptando-se à nova realidade e, em certos casos, reinventam-se, e isso tem acontecido.
A partir de hoje, a Biblioteca Municipal de Castro Daire, dispõe de um espaço alusivo à época, sob o mote “À Lareira no Natal”, espaço de encontros, de reencontros, de afetos, onde se podem ler histórias e tirar uma fotografia, com todas as condições de segurança.
Para além disso, para toda a comunidade que nos queira visitar, encontra-se se na Sala Polivalente da Biblioteca Municipal uma exposição de Ícones, provenientes da Diocese de Lamego, e gentilmente cedidos ao Município de Castro Daire.
A exposição “Símbolos da Luz Revelada, ícones da Diocese de Lamego” no dia da inauguração, 11 de dezembro, contou com as presenças do Vereador do Pelouro da Cultura, Dr. Pedro Pontes, Diretor dos Bens Culturais da Igreja, da Diocese de Lamego, Cónego João Carlos Morgado, com o atual Diretor do Museu Diocesano de Lamego, Padre Filipe Pereira, com o Padre Caria da Paróquia de Castro Daire, assim como contou com a presença da Dra. Fátima Eusébio, Diretora dos Bens Culturais da Igreja da Diocese de Viseu, que magistralmente nos guiou pelos cantos e recantos da exposição.
Estes ícones pertença da Diocese de Lamego, por doação de Monsenhor Arnaldo Cardoso estão até ao próximo dia 7 de janeiro, no espaço da Biblioteca Municipal, esperando a sua visita.
Dra. Marta Carvalhal, in Voz de Lamego, ano 91/06, n.º 4588, 15 de dezembro de 2020