Eis-nos chegados a Jerusalém! Acompanhamos o Senhor na subida até a Cidade Santa e vemos o altar preparado para o Sacrifício. Ao longo da subida contemplamos encontros onde a cura e a vida se abraçaram, encontros onde os olhares falaram as razões das alegrias e dores, encontros onde as palavras e os silêncios escreveram Deus no coração do Homem! Em cada passo saboreamos o toque do Criador, que recria todas as coisas.
Voltemo-nos para o centro, onde encontramos o Senhor – Sacerdote, Altar, Cordeiro –, Aquele que oferece e Se oferece. É o Senhor que vai à Paixão, que nos convida a estar, a acompanhar, a padecer com Ele. Não digamos palavras, mas deixemos que a Palavra nos inscreva na Cruz e, do alto do Calvário, saibamos dizer a unidade que anuncia Deus – «que todos sejam um».
Em comunhão com o nosso bispo, queremos ver as nossas vidas transformadas em alimento que faça acolher e viver a fidelidade ao ministério sacerdotal, na obediência e na pureza de coração. Assim, celebramos a vida derramada de cada sacerdote na procura das ovelhas feridas e doentes, derramando sobre elas o óleo da salvação.
Hoje, queremos agradecer ao Senhor o dom do ministério sacerdotal de todos os presbíteros desta nobre diocese de Lamego, a sua entrega generosa em cada tempo e lugar.
Agradecemos ao Senhor o Dom da vida do senhor Dom Jacinto Carvalho Botelho, nosso bispo emérito, nas bodas de prata episcopais. Lembramos também o dom da vida do Padre Paulo Alves, nos seus vinte e cinco anos de sacerdócio e o dom da vocação do Diácono João Pereira que foi ordenado no dia de Cristo Rei.
Queremos também rezar por todos os nossos irmãos sacerdotes que se encontram doentes e que não podem estar presentes, aqui e agora.
Como igreja peregrina que vive a comunhão dos santos, rezamos pelo padre Domingos da Silva Pereira, que em novembro o Senhor chamou para o Seu Reino.
Que esta celebração renove os nossos corações, que os faça de novo íntegros e unidos, e que os reencha da caridade do Evangelho. Que os santos óleos, que vamos transportar, simbolizem e carreguem o serviço que nos foi confiado pelo Senhor: guiar e santificar o Seu Povo.
Pe. Bráulio Carvalho, in Voz de Lamego, ano 91/21, n.º 4603, 6 de abril de 2021